Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > Alunos do IFAM participam da 4ª Gincana Estudantil

Alunos do IFAM participam da 4ª Gincana Estudantil

publicado: 20/08/2018 10h54 última modificação: 27/08/2018 09h59

No sábado dia 11 de agosto foi realizado nas dependências do IFAM, campus de Humaitá a 4º Gincana do Estudante. Essa atividade contou com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica, e mobilizou ampla participação das turmas dos Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes.

Para a Docente Denise Cavalcante Cidade, que organizou a prova de reciclagem de PET e de esponjas aplicada na Gincana, a ideia dessa prova veio de experiências anteriores da professora na cidade de Brasília, em que um grupo de amigos preocupados com a reciclagem de produtos iniciaram essa atividade. “Essa atividade foi inserida na Gincana como uma forma de contribuir com o meio ambiente, por que nós temos muito plástico como resíduo, então pensamos nisso como uma brincadeira e como um processo de conscientização”. A docente avalia positivamente a atividade “com a motivação adequada os alunos se envolveram na brincadeira e isso possibilita inclusive a arrecadação financeira para a formatura das turmas”. A professora Denise pretende manter o movimento de conscientização na Gincana do próximo ano com a inserção da arrecadação de latinhas de refrigerantes para pontuação nas provas.

As equipes arrecadaram ainda cestas básicas como forma de pontuação para a Gincana e com um intuito de ajudar a comunidade carente. Essas cestas foram distribuídas na cidade no dia 15 de agosto por alunos e professores que se disponibilizaram a realizar as entregas. A atividade teve como objetivo principal solidarizar os discentes para as questões sociais da cidade.

Os discentes aderiram ao Dia do Estudante e à Gincana de maneira proveitosa. Para o aluno Marcos Lira Simões do Curso Técnico em Administração 2º ano “a Gincana é importante, pois todas as salas de unem, trabalham em prol de si para tentar vencer as provas. Esse ano também teve a questão ambiental sendo envolvida, na qual os alunos tinham que recolher garrafas pet e esponjas, ajudando na questão da reciclagem, do meio ambiente e também valorizando o esporte, a cultura e todo o tipo de aprendizado”.

As discentes Ana Lívia e Letícia do Curso de Administração do 3º ano destacam que “o envolvimento dos alunos dos Cursos Integrados e Subsequentes é importante pois são poucos os momentos em que é possível interagir por cursarem turnos diferentes, e nesse dia as turmas se ajudam de forma cooperativa e deixam de lado as divergências e se unem para vencer a gincana”.

O Instituto agradece à participação de toda a comunidade acadêmica e parabeniza às equipes pelo envolvimento.