Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > Semana repleta de atividades da SNCT

Notícias

Semana repleta de atividades da SNCT

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência para a redução das desigualdades reúne pesquisadores no Sul do Amazonas.
por publicado: 24/10/2018 01h39 última modificação: 24/10/2018 01h45

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada na cidade de Humaitá, teve como objetivo divulgar e popularizar conhecimentos científicos e tecnológicos na região sul do Amazonas a partir da socialização de conhecimentos científicos e tecnológicos à sociedade não especializada contribuindo para a redução das desigualdades. Para tanto se propõe a realizar diversas atividades como: palestras, mesas redondas, oficinas, rodas de conversa e criação de um espaço de divulgação e popularização da Ciência.

   

    No primeiro dia (15/10) da III Semana de Ciências e Tecnologias que, abordou o tema “Ciência Para Redução Das Desigualdades”, ocorreu uma mesa redonda com o tema: “A integração dos conhecimentos científicos e tradicionais”, no qual Agenor Sarraf, Arminda Rachel Botelho Mourão e Silvana Zuse foram os mediadores.

     O Estado do Amazonas apresenta uma grande quantidade de Povos indígenas, de populações ribeirinhas e de assentamentos, além de abrigar imigrantes de diversas regiões brasileiras, desse modo, buscou-se promover a divulgação e popularização da Ciência com atividades extramuros de forma reciproca, tanto para a equipe executora como para as comunidades que recebeu as atividades.

     O segundo dia do evento (16/10) foi marcado por um conjunto de atividades, roda de conversa com a comunicadora social Betânia Zarzuela Alves de Avelar, a discente Yanna da Silva de Lima e Sebastião F. dos Santos abordando a temática: “Tecnologias Sociais”. Além da mesa redonda intitulada: “Tecnologias sociais no contexto amazônico”, mediada por Edimar Lopes da Costa, Betânia Zarzuela Alves de Avelar e Leonam Matos Correia Lima.  

 

Outro importante momento desse dia foi a roda de conversa com o tema: “A importância da Agroecologia: práticas agroecológicas e espaços de desenvolvimento da pesquisa, extensão e ensino”, no qual os mediadores foram Sebastião Ferreira dos Santos, Márcia Campos Gomes e Amauri Siviero com a participação do púbico presente.

     Um dos eixos norteadores do evento é a inclusão dos diferentes segmentos da sociedade, nessa perspectiva, o evento visou contribuir com a reflexão acerca do papel da mulher na Ciência e no mundo do trabalho, prioritariamente as mulheres indígenas, ribeirinhas, produtoras rurais. Para tanto foram desenvolvidas palestras, mesas redondas e exposições de trabalhos por mulheres do mundo acadêmico e das comunidades tradicionais.       

   

   Uma dessas atividades ocorreu no terceiro dia (17/10) com a mesa-redonda, em que as mediadoras Amanda Motta Castro, Rita de Cássia Fraga Machado, Associação Clube de Mães Unidas e Criativas da Olaria, Margarida Tenharin, Eliane Regina Martins Batista e Jociane Parintintin discutiram o tema: “Protagonismo feminino”, encerrando as atividades desse dia.