Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > NOTÍCIAS > IFAM promove semana de atividades sobre a História e a Cultura dos Povos Indígenas

Notícias

IFAM promove semana de atividades sobre a História e a Cultura dos Povos Indígenas

publicado: 25/04/2018 10h56 última modificação: 09/08/2018 16h05

         O IFAM, Campus de Humaitá, realizou atividades voltadas a valorização da cultura indígena por meio de debates, exposições culturais e palestras.         

         Desde 2008, no Brasil, tornou-se obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena – Lei 11.645 – nas escolas de ensino fundamental e médio no âmbito de todo currículo. No IFAM esse estudo tem envolvido docentes, técnicos do ensino e discentes, que entre os dias 12 e 19 de abril de 2018 realizaram programação para comemorar o “Dia do Índio”.

         O resultado deste trabalho culminou com a programação no dia 19 de abril, com palestras e relatos de experiências e apresentações de trabalhos dos estudantes.

         Participaram da programação o Articulador Político do Movimento Indígena Angélisson Tenharin, com a palestra “Luta dos povos Indígenas 518 anos após a chegada do colonizador”, a professora Drª. Eulina Maria Leite Nogueira da Universidade Federal do Amazonas com a palestra “Movimento indígena e Educação”. No segundo momento, foi composta a mesa redonda com a temática “Desafios da Gestão territorial dos povos indígenas”, mediada pelo professor Ms. Aurélio Diaz Herraiz com os debatedores Ester Teodoro da SESAI, pelo Indígena Torá Rubermar Rodrigues e por Domingos Souza representante da FUNAI.  

As atividades do dia foram encerradas no período noturno com os relatos de experiências dos servidores Antônio Cesar Vieira da Cruz, Marcos Antônio Ramos e do professor Dr. Tarcísio Luiz Leão e Souza.

Esperamos com essas ações fortalecer o combate ao preconceito, discriminação e fomentar reflexões sobre a importância de conhecer e valorizar a diversidade histórico-cultural da população brasileira, com ênfase para a região Sul do Amazonas.

 

         Essa atividade vai ao encontro de uma agenda de ações que vêm sendo organizadas para o ano de 2018, pelo Setor Técnico Pedagógico e o recém fundado Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI. Para esse ano, está prevista a realização da II Semana da Consciência Negra e Indígenas: conflitos e territorialidades na Amazônia, entre os dias 26 a 28 de novembro de 2018.

 

Aluna Ketlheen Aluna Katheen Umbelino do Nascimento.

Palestra Professora Eulina Maria Leite Nogueira Palestra Mesa-redonda: Desafios da Gestão territorial dos povos indígenas

Palestra Palestra com Angélisson Tenharin

Palestra Palestra com Angélisson Tenharin

Palestra

Palestra  Mesa-redonda: Desafios da Gestão territorial dos povos indígenas

Palestra Apresentação do discente Eugênisson Tenharin.