Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > NOTÍCIAS > Aula improvisada de Tecnologia do Pescado

Aula improvisada de Tecnologia do Pescado

A Tecnologia do pescado visa a manutenção da qualidade do pescado após a despesca, sendo uma alternativa na agregação do valor do pescado. A comercialização doalt pescado no município de Humaitá é feita principalmente de peixe resfriado em gelo, sendo comercializado nas feiras e em alguns frigoríficos especializados em pescado
por publicado: 13/07/2015 22h10 última modificação: 17/06/2016 17h56

Os discentes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros participaram de uma aula prática ministrada pelo Prof. Me. Engº de Pesca Rafael Lustosa Maciel, na qual foram realizadas práticas de despesca, abate por sangria, evisceração, e escamação.

Na ocasião foi feita análise sensorial comparativa da qualidade de matrinxã recém despescada de origem da aquicultura com uma comercializada na feira de origem da pesca, vinda do Lago do Antônio.  Foi utilizada a tabela de avaliação sensorial física para peixes de água doce do Amazonas modificada por Lessi e Batista, baseada na tabela da Torry Research Station.

Os alunos verificaram que o peixe recém capturado apresentou Classificação A ou especial, ou seja o peixe estava com elevado grau de frescor. Enquanto que o de origem da pesca apresentou uma classificação C, ou seja, de consumo corrente.

O peixe apresenta um elevado grau de frescor quando suas brânquias tem coloração vermelho vivo; os olhos estão claros, brilhantes e salientes; a pele apresenta escamas brilhantes e bem aderidas e odor de plantas aquáticas.

De acordo com o Prof. Rafael a aula foi improvisada, pois, no município não há uma unidade processadora de pescado, essa situação será sanada quando as instalações do Laboratório de Tecnologia de Pescado no novo Campus do IFAM forem entregues. O Prof. Ainda ressalta a fundamental participação e colaboração do Me. Engº. de Pesca Sebastião Batalha, Coordenador do Centro de Produção de Alevinos de Humaitá, que proporcionou a infraestrutura e os peixes para o abate e colaborou com as explanações do Prof.

Ao término da aula prática ocorreu uma confraternização entre os engenheiros de pesca e os futuros técnicos em recursos pesqueiros, ocasião na qual os peixes foram assados.