Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > O livro “Mulheres, organização e produção agroecológica" é lançado na III SNCT

Notícias

O livro “Mulheres, organização e produção agroecológica" é lançado na III SNCT

por publicado: 18/10/2018 10h45 última modificação: 18/10/2018 10h45

  Durante a III Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência para Redução das desigualdades, realizada pela Universidade Federal do Amazonas e pelo Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Amazonas, campus de Humaitá, foi realizado o lançamento do livro “Mulheres, organização e produção agroecológica: Floresta Nacional de Tefé”, organizado pela Profª. Drª. Rita de Cássia Fraga Machado, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, e Prof. Dr. Aildo da Silva Gama do Instituto Federal do Amazonas – IFAM.

    O livro tem como objetivo apresentar os resultados de três anos de pesquisa do projeto intitulado Organização, Informação e Mobilização Produtiva de Mulheres da Floresta na Promoção de Autonomia por Meio do Estímulo à Prática Agroextrativista e Agroecológica na perspectiva da Economia Feminista, financiado pelo Ministério do desenvolvimento Agrário, através da Diretoria de Política Pública para Mulheres Rurais – DPPMR.

    A obra conta com prefácio assinado por Sandra Magri Darwich, com contribuições de Amanda Motta de Castro, Émila da Silva de Andrade, Zila Silva de Castro, Helder Oliveira Frazão, Aildo da Silva Gama, Paulo Roberto Nunes de Menezes, Irene da Mata Cacheado do Nascimento.

    Essa obra traz grandes contribuições para a organização produtiva das mulheres com a produção de quintais agroflorestais e artesanatos das comunidades, contribuindo com o incremento da renda familiar com a venda dos produtos em feiras da agricultura familiar e outros mercados locais, além da promoção de uma melhoria na segurança alimentar destas famílias a partir de uma alimentação saudável e sustentável.

 

    Na ocasião a professora lançou outros livros como Educação Popular em Debate; Educação como ato Políticos e Estudos Feministas Volume II, resultados de projetos acadêmicos.

 

Profª. Drª. Rita de Cássia Fraga Machado, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA

 

registrado em: