Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2017 > Alunos de Meio Ambiente do IFAM participam de visita técnica sobre gerenciamento de resíduos sólidos em Itacoatiara

Notícias

Alunos de Meio Ambiente do IFAM participam de visita técnica sobre gerenciamento de resíduos sólidos em Itacoatiara

publicado: 03/05/2017 10h51 última modificação: 29/05/2020 13h26

No dia 29 de abril de 2017, as turmas do 2º e 3º módulos do Curso Técnico em Meio Ambiente, modalidade Subsequente, do Instituto Federal de Educação do Amazonas Campus Itacoatiara, estiveram realizando, junto com a coordenadora e professora do curso Ana Rita Braga, o professor de Gerenciamento de resíduos sólidos Willian dos Anjos e a enfermeira Paula Límpias, visita técnica na Empresa Recicle, no referido município.

A visita, que foi organizada pela Coordenação de Ambiente e Saúde (CETAS) e pela Coordenação de Extensão (COEX) do Campus Itacoatiara, teve, como objetivo principal, o diálogo dos alunos com o processo de desenvolvimento da preservação ambiental, a partir dos cuidados com os resíduos sólidos, sua coleta e sua destinação, alvo das discussões em aula de aula.

De acordo com a coordenadora da CETAS, Ana Rita Braga, e o professor Willian dos Anjos, a empresa itacoatiarense Recicle recebe diversos tipos de resíduos sólidos, faz a triagem, embala e encaminha para recicladoras em Manaus. Entre os materiais coletados estão:  plásticos, vidros, metais, sucatas e baterias. Destaca-se o pioneirismo da empresária Ione Marques Franco, inspirada na criatividade e visão empreendedora de seu pai Antônio Franco que adaptou equipamentos e criou a empresa de reciclagem no município. Desse modo, a empresa presta um importante serviço ambiental ao retirar toneladas de materiais do Lixão de Itacoatiara. E, ainda, ajuda a fomentar a economia da cidade ao comprar os resíduos sólidos dos catadores locais e da própria comunidade em geral.

A professora Ana Rita Braga avaliou como essencial esse tipo de atividade e comentou acerca do atendimento da empresa: “O colaborador que nos recebeu foi muito atencioso e interagiu muito com os alunos. Explicou como é o dia a dia da Empresa desde o recebimento de resíduos sólidos, triagem, embalo e transporte. Foi realizada visita em todos processos produtivos realizados pela Recicle”.

A atividade foi muito importante para promover a conexão entre teoria e prática. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na empresa quais os resíduos sólidos são coletados em Itacoatiara e qual a logística realizada para a reciclagem. Tal experiência pode representar um divisor de água na vida acadêmica, na medida que leva o aluno a vivenciar práticas e desafios da área ambiental. Além disso, essa atividade também foi importante para o aluno adquirir novos valores em relação ao descarte e a destinação de resíduos sólidos e isso poderá refletir na sua conduta como cidadão”, finalizou Braga.