Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2017 > Alunos do IFAM CITA conquistam o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

por publicado: 04/09/2017 14h11 última modificação: 29/05/2020 13h26

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é um evento nacional que está em sua 7ª edição. A competição possui duas fases: a primeira consiste em uma prova a distância e é classificatória; a segunda fase é presencial, conta com provas teóricas e práticas, realizada pelo IFSUL de Minas, em um município diferente a cada ano. Neste ano a competição presencial foi realizada em Barbacena, entre os dias 1 e 3 de setembro.

O IFAM CITA participa da OBAP desde 2015, quando foi realizada a 5ª edição, tendo participado de todas fases presenciais. Este ano a competição contou com a participação de 22 Estados brasileiros, nas modalidades integrado e subsequente. Na modalidade subsequente foram selecionadas as 10 melhores equipes classificadas na primeira fase.
A equipe Helicoverpa II, composta pelos alunos do Curso Técnico Subsequente em Agronegócio João Serafim, Julião Guimarães e Licinio Gama, orientada pelo professor Andrey Sousa, foi classificada em 1º lugar para a etapa presencial.
Ainda durante a primeira etapa, as equipes foram desafiadas a criar um pitch em forma de vídeo, com 5 minutos de duração, com imagens e textos, apresentando um projeto de implantação de turismo rural. Tema escolhido por ser tratar do Ano Internacional do Turismo Sustentável (ONU).

Na fase presencial da competição houve uma prova teórica e duas práticas. Na teórica era necessário responder a 20 questões de múltipla escolha e 4 questões discursivas, realizadas individualmente. Na primeira prova prática era necessário realizar uma correta amostragem de solo e os alunos deveriam seguir corretamente o protocolo de amostragem. Na segunda prova prática era necessário identificar as deficiências nutricionais de plantas, onde os discentes analisaram os sintomas e classificaram qual o nutriente que está faltando na planta.

Neste ano a equipe Helicoverpa II foi a campeã, trazendo o ouro para o Estado do Amazonas, que esteve representado também pelos campi do IFAM de Eirunepé e Humaitá, com equipes na modalidade integrada. Foi um grande desafio vencido pelo professor orientador e os alunos do IFAM Campus Itacoatiara, que em seu quarto ano de existência conquista uma competição nacional. O Campus Itacoatiara parabeniza o professor e os alunos pela importante conquista e deseja aos mesmos êxito profissional.

Clique para acessar o vídeo produzido pela equipe.

WhatsApp Image 2017-09-04 at 16.17.10.jpeg      WhatsApp Image 2017-09-04 at 08.43.12.jpeg