Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2016 > Campus Itacoatiara mobilizado contra Dengue, Zika e Chikungunya

Campus Itacoatiara mobilizado contra Dengue, Zika e Chikungunya

publicado: 09/03/2016 10h55 última modificação: 29/05/2020 13h26

No último fim de semana, durante mais um dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti em todo o Brasil, o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) Campus Itacoatiara, sob orientações e apoio da Pró-reitoria de Extensão, realizou diversas atividades dentro da comunidade escolar itacoatiarense, tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental de uma escola da rede municipal. As ações tiveram início na manhã desta sexta-feira (04), na Escola Municipal Dr. Vicente de Mendonça Júnior, no bairro Colônia, com exibição de filme de animação, abordando orientações imprescindíveis sobre a caracterização do referido mosquito, as doenças por ele transmitidas, suas formas de contágio e as maneiras de prevenção e combate ao inseto. À frente desse trabalho estavam as professoras do IFAM Ellen Marques e Daniele Silva, as quais, junto com a coordenadora de Extensão, discentes e outros servidores do Campus Itacoatiara, proporcionaram um momento, sobretudo, de aquisição de informações acerca do tema, de modo dinâmico e divertido, com brincadeiras, pintura de ilustrações e premiações simbólicas aos participantes.

Ainda pela manhã, cursistas de Agronegócio, orientados pelo professor Andrey Luis de Sousa, realizaram uma blitz educativa em pontos estratégicos da cidade, como a Feira do Produtor Rural, pretendendo colaborar com a divulgação dos principais procedimentos a serem adotados contra a propagação da espécie transmissora.

À tarde, no pátio da escola, os trabalhos tiveram continuidade com o professor Marcelo dos Santos, auxiliado pelos discentes do curso integrado de Informática, que levaram também informações acerca da temática, de modo adaptado à linguagem dos alunos da pré-escola, que foram alvo desse trabalho, a partir de animações em vídeo, paródia, jogos lúdicos e distribuição de brindes às crianças. No mesmo horário, nas salas de aula, esteve a pedagoga do Campus em questão, acompanhada pelo professor Salomão Barros e pelo chefe do setor de estágio Sandro Ferronatto, interagindo com os alunos da 4ª. série, por meio de distribuição de folhetos informativos, utilização de recursos áudio-visuais e gincana de perguntas e respostas.

A conclusão das atividades ficou marcada pela atuação do professor Adriano Honorato e sua equipe de alunos, que, além de possibilitarem à plateia de crianças do ensino fundamental um meio prático de entenderem a ameaça do mosquito transmissor da Dengue, do Zika e do Chikungunya, colocaram em prática a sua própria produção de jogos virtuais destinados ao público infantil.