Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2016 > Campus Itacoatiara fecha semana com mais um evento

Campus Itacoatiara fecha semana com mais um evento

publicado: 29/08/2016 11h45 última modificação: 29/05/2020 13h27

Na manhã desta sexta-feira (02), o Instituto Federal de Educação do Amazonas/Campus Itacoatiara (IFAM/CITA) concluiu a semana com sua participação no tradicional Desfile cívico de Itacoatiara. A presença do Campus foi confirmada a partir de um convite feito pela Escola Municipal Tenente Geraldo Rossi Charchar, que montou sua apresentação de acordo com o tema do evento deste ano: "142 de conquistas da educação em Itacoatiara".

De acordo com a gestora da escola, a professora Juanize da Silva, a implantação do IFAM em Itacoatiara é uma das principais conquistas do município e, por isso, não poderia deixar de ser destaque na apresentação do evento. Para Juanize, o Campus Itacoatiara merece os parabéns pelo trabalho na educação local: "Gostaria de agradecer o IFAM/CITA por ter aceitado o convite, e ter levado seus alunos e servidores para o desfile cívico. Todos nós nos sentimos muito honrados não só pela presença, mas principalmente por ser uma instituição de referência em educação", destacou a gestora.

OUTROS EVENTOS

I "IFAM NA ROÇA"

No último dia 26, aconteceu o I Festival folclórico do Instituto Federal de Educação do Amazonas/Campus Itacoatiara (IFAM/CITA). O evento, intitulado como "IFAM na roça", ocorreu na sede local do FAST Clube, com a presença de alunos, professores e demais servidores do referido Campus, além da comunidade itacoatiarense, que compareceu, lotando as dependências do clube.

A programação iniciou com o primeiro desfile dos casais caipiras do IFAM/CITA, seguido de apresentações de danças convidadas, sendo intercaladas com sorteios de brindes, e depois o segundo desfile dos casais concorrentes da noite. Logo após,  entrou em cena a quadrilha "IFAM na roça", concluindo-se com a premiação dos casais vencedores, e mais performances de grupos folclóricos  do município.

O resultado final dos casais caipiras ficou da seguinte forma: CAMPEÕES: Jéssica e Hans Vagner, do curso de Administração (módulo 3); 2º. LUGAR: Cristhel e José, curso integrado de Informática e 3º. LUGAR: Lucas e Michele, do curso integrado de Informática.

I AGROFEST

Ainda nos dias 26 e 27 de agosto, a comissão de formandos do curso de Agronegócio do Campus Itacoatiara realizou o I AGROFEST, um tipo de feira com uma programação diversificada, composta por atrações que vão desde apresentação de danças regionais e amostras gastronômicas até exposição agropecuária.  O evento, que teve como objetivo principal proporcionar à população atrativos voltados à área que abrange o agronegócio, contou com o apoio do IFAM Campus Itacoatiara na liberação de seus instrutores para os minicursos, bem como, seus respectivos certificados.

O primeiro dia do evento iniciou, após as boas-vindas, com a abertura das feiras de comidas típicas, seguidas de exposição de artesanato, minifazendas e danças, além de uma programação de entretenimento com parque de diversão, e touro mecânico. No segundo dia, foram realizados os minicursos: 1- Peixe Defumado, 2- Compostagem orgânica, 3- Defensivos Alternativos, 4- Canal de Igarapé e 5- Aquaponia, sendo concluídos com degustação de peixes defumados e distribuição de mudas de plantas.

À noite do segundo dia, ocorreu o encerramento com apresentação de bandas ao vivo, sorteios, distribuição de mudas de plantas, entrevistas com os consumidores e exposições nos estandes.

Na avaliação do professor do curso de Agronegócio do Campus Itacoatiara, Rondon Yamane, o momento foi um sucesso envolvendo a comunidade itacoatiarense: "O evento foi organizado pelos alunos do terceiro módulo do curso técnico de Agronegócios. Os alunos organizaram palestras e minicursos que contaram com a participação de acadêmicos da UEA, UFAM e IFAM, além dos produtores rurais e pescadores. As palestras foram muito interessantes e com uma linguagem acessível a todos os presentes. Nelas, os palestrantes mostraram, na prática, os assuntos tratados e a interação com o público pôde ser bem mais efetiva. Na minha avaliação o evento foi um sucesso e deve se repetir, e estou ansioso pelo II AGROFEST",

Para o coordenador do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, Andrey Luis de Sousa, o evento atingiu seus objetivos e proporcionou a interação entre lazer e conhecimento: "A 1ª AGROFEST foi um evento idealizado e conduzido pelos acadêmicos do curso de Agronegócio de forma surpreendente, uma vez que foi muito bem organizado e atingiu os objetivos propostos pelos acadêmicos. O evento teve a duração de dois dias, onde puderam oferecer à comunidade itacoatiarense mais uma opção de lazer e conhecimentos técnicos da área agropecuária", avaliou Andrey.

Segundo o discente formando e presidente da Comissão organizadora, Willame de Miranda Nogueira, o trabalho mostrou que é muito viável a ideia para a cidade, e aproveitou para agradecer a toda sua equipe: "O I AGROFEST é uma pequena semente de grandes coisas que virão para o nosso município". Oportunamente, agradeço à equipe que acreditou no sonho, comprou a ideia e mostrou que, realmente, tem no sangue o Agronegócio".

O coordenador fez questão de ressaltar, também, a participação dos alunos nas atividades: "O IFAM participou ativamente na ministração de cinco minicursos, oferecidos a agricultores da região. Foram ministrados os seguintes cursos: Adubação alternativa, ministrado pelos alunos: Patrícia, Andreia, Alcione e prof Andrey; Defensivos alternativos ministrado pelos alunos: Tarcísio, Licínio, Débora e prof Andrey; Produção de peixes em canal de igarapé, pelo Professor Rondon; Sistema de Aquaponia, ministrado pela aluna Edriely, e também o curso de Pescados defumados, ministrado pelo professor Rondon", finalizou.