Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2016 > Homenagem ao dia do Índio

Homenagem ao dia do Índio

por publicado: 29/04/2016 11h44 última modificação: 29/05/2020 13h26

Na tarde desta quarta-feira (27), o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Campus Itacoatiara, realizou, por meio do componente curricular Educação Física, uma atividade pedagógica em homenagem ao dia do índio, comemorado neste mês. O Evento ocorreu no Centro Cultural Velha Serpa, com declamação de poemas, círculo de diálogo, dança e música, que proporcionaram, além de aquisição de conhecimento acerca da temática, momentos de descontração para o público de alunos do curso de nível médio de Informática do referido Campus.

A coordenação dos trabalhos foi do Professor Dr. Marcelo dos Santos, com apoio da professora de Arte Daniele de Almeida e do professor de Informática Antônio Marcos. Na ocasião, esteve presente um representante da etnia Ticuna, Nelcrenio Demétrio Honorato, morador atual do município de Itacoatiara e acadêmico da Universidade do Estado do Amazonas, o qual interagiu com os discentes e professores presentes, explanando a respeito de sua cultura de origem e respondendo aos questionamentos da plateia.

Para o professor de Literatura do Campus, Salomão Barros, que declamou um de seus poemas com o tema indígena, o momento foi bastante representativo e proveitoso: “Essas ocasiões têm uma relevância essencial na vida de uma instituição que promove a educação. Trazer à discussão a cultura do índio e seus desdobramentos na história do Brasil e, particularmente, na local é colaborar para a compreensão não somente da própria história de cada um de nós brasileiros que somos descendentes dessa raça, mas também das implicações políticas e sociais enfrentadas por esse povo e pelos demais indivíduos da sociedade”, declarou Barros.