Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2019 > I Olimpíada Interna de Agropecuária do IFAM Campus Itacoatiara

I Olimpíada Interna de Agropecuária do IFAM Campus Itacoatiara

publicado: 10/05/2019 15h15 última modificação: 29/05/2020 13h25

O IFAM Campus Itacoatiara, a partir de um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos professores Sarah Ragonha, Rondon Yamane, Andrey Sousa e Rafael Ferraz e pelo veterinário Sandro Ferronato, promove a I Olimpíada Interna de Agropecuária do IFAM – Campus Itacoatiara. O evento é voltado a alunos dos cursos de Agropecuária e objetiva estimular a permanência e, principalmente, o êxito dos alunos.

A abertura foi realizada em cerimônia solene no auditório do Campus no dia 09/05/2019. Em seguida ocorreu a primeira fase: prova objetiva na qual os alunos responderam individualmente a 50 questões de temas relacionados as disciplinas técnicas. A segunda fase será a produção de um vídeo de até 5 minutos por equipes com temas pré-definidos pela comissão organizadora, prazo até dia 13/05. A terceira fase será uma prova prática para 20% das melhores equipes classificadas, no dia 23/05. No dia 27/05 ocorrerá a cerimônia de encerramento, entrega das premiações e certificação dos participantes.

Os professores esclarecem que a proposta surgiu de uma demanda apresentada pelos próprios alunos devido ao crescente interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Destaca-se a participação dos alunos e professores do Campus Itacoatiara no evento em todas as edições desde o ano de 2015, com alcance de resultados expressivos, como o terceiro lugar em 2016 e a primeira colocação no ano de 2017 na forma subsequente. A olimpíada brasileira visa estimular o ingresso de jovens do ensino médio técnico, em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração.

A olimpíada, além de propiciar momentos de integração diferenciados das salas teóricas e atividades práticas, permite avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e sua evolução, identificar as principais dificuldades e conteúdos programáticos ainda ausentes. A Direção-Geral do Campus cumprimenta a todos os envolvidos no evento e deseja boa sorte as equipes.