Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2018 > IFAM apresenta aplicativo para transporte de passageiros em Itacoatiara

IFAM apresenta aplicativo para transporte de passageiros em Itacoatiara

publicado: 10/04/2018 16h30 última modificação: 29/05/2020 13h26

Nesta segunda-feira (09), o Instituto Federal de Educação do Amazonas Campus Itacoatiara (IFAM CITA) participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Itacoatiara, onde foi apresentado o projeto cujo título é “AVALIAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO”, o qual objetiva principalmente construir um banco de dados dos profissionais que atuam no serviço de mototáxi no município, a fim de colaborar com a segurança e também com a legalização do referido serviço.

De acordo com o professor do IFAM Antônio Marcos Lima Xavier, que é um dos coordenadores do projeto e foi quem o apresentou na câmara, trata-se de um aplicativo similar ao popular UBER, mas adaptado para o mototáxi. O professor explicou que esse aplicativo, além de disponibilizar os dados do motorista, gera ainda um QR CODE, ou seja, um código individual de cada mototaxista, que deverá ser afixado na motocicleta, no capacete ou no colete de identificação. Por meio desse código, que poderá ser lido pelo celular, o passageiro saberá as informações do profissional.

Os demais integrantes do projeto, ao lado de Antônio Marcos, são todos do IFAM CITA: o professor de informática Adriano Honorato e os alunos do curso técnico de modalidade Subsequente de Informática: Matheus Carbajal e Merkilandia Picanço.

Durante sua fala, o professor Antônio Marcos disse que, dessa forma, é possível ver a parcela de contribuição do IFAM CITA com a regulamentação do transporte de mototáxi em Itacoatiara, o que vai melhorar a segurança, a tranquilidade e a confiança dos usuários desse serviço.

Os vereadores Richardson do Mutirão, Arialdo Guimarães e Joanilson Mendes parabenizaram os alunos e os professores do IFAM pela magnitude do projeto, destacando que irá ajudar na organização da categoria dos mototaxistas no município.