Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2017 > IFAM Campus Itacoatiara realiza IV Mostra de Extensão

IFAM Campus Itacoatiara realiza IV Mostra de Extensão

publicado: 01/12/2017 11h43 última modificação: 29/05/2020 13h26

Nesta segunda-feira (27/11), aconteceu a abertura oficial da IV Mostra de Extensão do Instituto Federal de Educação do Amazonas Campus Itacoatiara (IFAM CITA), no ginásio poliesportivo da Escola Estadual Dep. João Valério de Oliveira (anexo do IFAM CITA), onde estiveram presentes, além dos servidores, discentes e parceiros do campus, a Pró-Reitora de Extensão do IFAM Sandra Magni, a representante da escola João Valério e a comunidade itacoatiarense em geral.

A cerimonia, que iniciou às 19h30, antecedeu a apresentação dos trabalhos de Extensão desenvolvidos pelo IFAM CITA, os quais foram expostos ao público por meio de banner, fazendo parte do terceiro dia da programação da Mostra que foi iniciada no dia 24 com o minicurso “Ideias práticas para a vida pessoal e profissional: Viva com organização”.

Nesta noite, estiveram ainda acontecendo, no mesmo ambiente da Mostra: a "Biblioteca itinerante", coordenada pela diretora geral do campus Leonor Ferreira, a “I Feira de saberes empreendedores artísticos de Itacoatiara” e o “Espaço do empreendedorismo: Empreender é um bom negócio”, ambos sob a coordenação da professora do IFAM CITA Ellen Marques.

A noite foi concluída com a participação especial dos cantores itacoatiarenses Andreza Lamarão e Alexandre Lamarão, que trouxeram um pouco da música popular brasileira e regional para confraternizar com todos os presentes.

Outras atividades da IV Mostra de Extensão

No dia 25/11 (sábado), das 08h30 às 09h30, aconteceu, no Centro Cultural Velha Serpa, a mesa-redonda: "Consciência Negra: Ontem, hoje e sempre”, com a presença do estudioso e pesquisador do único quilombo de Itacoatiara Claudemilson Nonato Santos de Oliveira, e o grupo de capoeira, coordenado pelo mestre “Teco”, que realizou um minicurso de capoeira com os participantes após a referida mesa-redonda.

Paralelamente, ocorreu na sede provisória do IFAM em Itacoatiara, das 09h às 13h, o “II Encontro de egressos do IFAM CITA”, onde foram compartilhadas as experiências e reflexões acerca dos desafios tanto da formação técnica, quanto do ingresso e atuação no mercado de trabalho.

Na manhã do dia 27/11 (segunda-feira), no Centro Cultural Velha Serpa, foi realizada a roda de conversa institucional: "Ações de extensão no município de Itacoatiara”, com a participação, junto com o IFAM CITA, da Fundação André Maggi (AMAGGI), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). À tarde, das 14h às 17h, foi desenvolvida uma oficina sobre os “Jogos Boole” para o público infantil e adolescente, na sede provisória do IFAM no município.

No dia 28/11 (terça-feira), das 09h30 às 11h, aconteceu a mesa-redonda: "Extensão no currículo escolar: Aproximando saberes comunitários aos saberes escolares”, com a participação da Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara (CREI), do Sindicato de Pesca de Itacoatiara (SINDPESCA) e da UFAM, no Centro Cultural Velha Serpa. Na tarde, do mesmo dia, foi realizada a oficina: "Elaboração de projetos de extensão”, ministrada pela coordenadora de programas e projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão do IFAM Nara Bezerra de Oliveira. À noite, o quarto dia de programação foi concluído com os minicursos e palestras: No anexo do campus (escola João Valério): 1- “Educação financeira”, 2- “Gestão de pessoas com foco em resultados”, 3- “Formei! E agora? Competências e perspectivas do técnico em meio ambiente”, 4- “Departamento de pessoal básico”, 5- “Frutos nativos da Amazônia e suas potencialidades” e, na sede provisória do campus: 6- “Desenvolvendo objetos de aprendizagem com Scratch”.

No dia 29/11 (quarta-feira), pela manhã, das 08h às 12h, na sede do SENAC, aconteceu, em parceria com a Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (SEPA), a oficina: "Retirada de espinhas de peixes”, ministrada pelo engenheiro de pesca Edson Luniere Porto. E pela tarde, das 14h às 18h, na Colônia de pescadores Z-13, foi realizada outra oficina: “Defumação de pescado”, ministrada pelo professor Zootecnista do IFAM CITA Rondon Yamane.

Na tarde de hoje (01/12), as atividades da IV Mostra de Extensão serão concluídas com a AÇÃO DE INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Itacoatiara, a qual é caracterizada pela realização de três minicursos pelos alunos de Agronegócio do IFAM CITA, que abordarão as temáticas: biofertilizantes, defensivos alternativos e mudas. Este trabalho compõe o projeto "Implantação de uma horta orgânica na APAE", coordenado pelos professores Andrey Luís de Sousa, Rondon Yamane e Sílvio Gonzaga.