Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2018 > IFAM participa de homenagem ao 86º. aniversário da Batalha Naval de Itacoatiara

IFAM participa de homenagem ao 86º. aniversário da Batalha Naval de Itacoatiara

publicado: 26/08/2018 20h10 última modificação: 29/05/2020 13h26

Na manhã desta sexta-feira (24), o Instituto Federal de Educação do Amazonas Campus Itacoatiara (IFAM CITA) participou da edição de 2018 do evento alusivo à Batalha Naval de Itacoatiara, realizado pela prefeitura de Itacoatiara, por meio da secretaria de cultura e turismo do município.

O evento, que consistiu em um desfile cívico-militar de representantes da Marinha Naval Brasileira, do corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, de escolas municipais e estaduais, bem como de fanfarras das respectivas escolas, além do IFAM CITA dentre outros, teve início por volta de 7h, percorrendo duas avenidas principais da cidade, tendo como ponto central a passagem pelo saguão da prefeitura, onde estavam presentes convidados e autoridades civis e militares.

O IFAM CITA desfilou com um pelotão de discentes, formado por duas turmas do ensino médio técnico integrado, com o seu fardamento diário, demonstrando sua valorização pela data importante na história de Itacoatiara, já que a Batalha Naval, lembrada neste dia 24 de agosto, completa exatos 86 anos de sua ocorrência.

Durante o discurso do prefeito Antonio Peixoto, foram destacados episódios notáveis à comemoração, como a inauguração, em 2012, do monumento de simbologia à Batalha Naval, localizado na orla do município, e o sancionamento da lei, pela prefeitura, que ampara esse marco histórico, ambos em mandatos de Peixoto.

Para um dos organizadores do evento, Thyrso Munhoz, essa manhã de homenagens atingiu as expectativas: “Houve bastante interesse dos participantes das forças armadas, das autoridades, das instituições convidadas, das escolas, dos parceiros e dos demais movimentos sociais. Ainda estamos realizando palestras e exposições sobre o tema Batalha Naval de Itacoatiara – Revolução Constitucionalista de 1932”, comentou Munhoz.

A diretora geral do IFAM CITA, Leonor Toro, fez questão de parabenizar toda a sua equipe de servidores que incentivaram e organizaram a participação do campus no desfile cívico: “Essa é uma data que deve ser cada vez mais divulgada e estudada, pois se trata de um acontecimento que marcou para sempre a história de Itacoatiara. O IFAM parabeniza não apenas os nossos servidores de um modo geral pela motivação aos nossos alunos em estarem presentes nesse evento, mas também a prefeitura, através da secretaria de cultura e turismo, pela valorização dada à história local”, finalizou a diretora.