Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > III Festival Folclórico do IFAM Campus Itacoatiara foi realizado no último fim de semana

Notícias

III Festival Folclórico do IFAM Campus Itacoatiara foi realizado no último fim de semana

por Salomão Amazonas Barros publicado: 05/09/2018 17h26 última modificação: 05/09/2018 18h23

Aconteceu neste fim de semana, dia 31 de agosto, o III Festival Folclórico do Instituto Federal de Educação do Amazonas Campus Itacoatiara (IFAM CITA), realizado pelo próprio instituto, visando promover as manifestações culturais locais e suas contribuições no processo educacional do campus.

O evento, que teve início por volta de 19h, ocorreu no ginásio poliesportivo da escola estadual Deputado Vital de Mendonça, onde estiveram presentes os discentes, os servidores e colaboradores do IFAM CITA, além dos familiares dos alunos e representantes da comunidade itacoatiarense.

Durante a programação foram apresentadas diversas agremiações culturais de Itacoatiara, entre as quais: quadrilhas de categoria adulta e mirim e danças de culturas regionais e internacionais, inclusive algumas premiadas no último festival folclórico do município. Um dos pontos altos da noite festiva foi o desfile dos chamados “casais do folclore”, formados por alunos do IFAM CITA, dos quais saíram vencedores os seguintes: Em 3º. lugar, o casal Hilena de Lima e Rayane Ferreira, do 1º. ano do curso integrado de Administração; em 2º. lugar, o casal Isabelly Alves e Victor Gabriel, do 2º. ano do curso integrado de Informática; e o casal campeão: Dalila Dantas e João Victor Conceição, finalistas do curso integrado de Informática.

O júri do desfile foi formado pelos professores Ellen Marques e Marcelo dos Santos e a servidora Fernanda Maciel. Para a professora Ellen, os casais estavam muito bem produzidos e os seus integrantes foram bem criativos: “Eles chamaram bastante a atenção da plateia, se caracterizando com elementos folclóricos. O 3º. colocado se fantasiou de Mãe-d’água e Mãe-da-mata, o 2º. Se vestiu de Jaci e Naiá, da lenda da Vitória-régia e o 1º. casal representou a personagem Sinhazinha da fazenda, do boi-bumbá, e o boto, da lenda regional”, explicou a professora.

Ainda ocorreram sorteios de brindes surpresas durante a festa, e, na conclusão da noite, os casais vencedores receberam premiações e a quadrilha “IFAM na roça”, composta pelos alunos, fez o encerramento da 3ª. edição do evento.

2º. lugar do concurso Casal do folclore
3º. lugar do concurso Casal do folclore