Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2018 > III Festival Folclórico do IFAM Campus Itacoatiara foi realizado no último fim de semana

publicado: 05/09/2018 17h26 última modificação: 29/05/2020 13h26

Aconteceu neste fim de semana, dia 31 de agosto, o III Festival Folclórico do Instituto Federal de Educação do Amazonas Campus Itacoatiara (IFAM CITA), realizado pelo próprio instituto, visando promover as manifestações culturais locais e suas contribuições no processo educacional do campus.

O evento, que teve início por volta de 19h, ocorreu no ginásio poliesportivo da escola estadual Deputado Vital de Mendonça, onde estiveram presentes os discentes, os servidores e colaboradores do IFAM CITA, além dos familiares dos alunos e representantes da comunidade itacoatiarense.

Durante a programação foram apresentadas diversas agremiações culturais de Itacoatiara, entre as quais: quadrilhas de categoria adulta e mirim e danças de culturas regionais e internacionais, inclusive algumas premiadas no último festival folclórico do município. Um dos pontos altos da noite festiva foi o desfile dos chamados “casais do folclore”, formados por alunos do IFAM CITA, dos quais saíram vencedores os seguintes: Em 3º. lugar, o casal Hilena de Lima e Rayane Ferreira, do 1º. ano do curso integrado de Administração; em 2º. lugar, o casal Isabelly Alves e Victor Gabriel, do 2º. ano do curso integrado de Informática; e o casal campeão: Dalila Dantas e João Victor Conceição, finalistas do curso integrado de Informática.

O júri do desfile foi formado pelos professores Ellen Marques e Marcelo dos Santos e a servidora Fernanda Maciel. Para a professora Ellen, os casais estavam muito bem produzidos e os seus integrantes foram bem criativos: “Eles chamaram bastante a atenção da plateia, se caracterizando com elementos folclóricos. O 3º. colocado se fantasiou de Mãe-d’água e Mãe-da-mata, o 2º. Se vestiu de Jaci e Naiá, da lenda da Vitória-régia e o 1º. casal representou a personagem Sinhazinha da fazenda, do boi-bumbá, e o boto, da lenda regional”, explicou a professora.

Ainda ocorreram sorteios de brindes surpresas durante a festa, e, na conclusão da noite, os casais vencedores receberam premiações e a quadrilha “IFAM na roça”, composta pelos alunos, fez o encerramento da 3ª. edição do evento.

2º. lugar do concurso Casal do folclore
3º. lugar do concurso Casal do folclore