Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2015 > I Feira Cultural com tema "Valores humanos" é realizada em Itacoatiara

I Feira Cultural com tema "Valores humanos" é realizada em Itacoatiara

publicado: 14/12/2015 09h47 última modificação: 29/05/2020 13h27

A temática “Valores humanos” foi o eixo central dos trabalhos da I Feira Cultural, realizada pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Campus Itacoatiara, nesta quinta e sexta (10 e 11) de dezembro. O evento aconteceu nas instalações do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), com recursos da Pró-reitoria de Extensão, no município de Itacoatiara, onde estiveram presentes, além de servidores e discentes do referido Campus, integrantes de escolas das redes municipal e estadual, representantes da comunidade local e colaboradores, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), os quais interagiram com o público do evento, diretamente dentro da sua programação, o primeiro, por meio de palestra sobre a temática da Feira e, o segundo, com uma bela apresentação musical de seu Coral Terapêutico.

No primeiro dia, o diretor Allen Bitencourt fez a abertura das atividades, às 14h, no auditório do CETAM, ressaltando, em seu discurso, a importância de ocasiões como essa para a formação de cidadãos conscientes de suas ações dentro da sociedade, o que faz parte, conforme ele destacou, da política educacional do instituto, sempre enfatizada pelo Reitor Antônio Venâncio Castelo Branco. Ainda nesse dia, a psicóloga do Campus realizador do evento, Suziane Andrade, palestrou acerca do tema “Empatia”, em consonância com o eixo principal da Feira.

No segundo dia, pela manhã, foram apresentados trabalhos de caráter científico, entre os quais: Orgulho NERD, do professor Adriano Honorato; Portal Itacoatiara, do professor Paulo Henrique Maciel; Fazendo arte com o lixo eletrônico, do professor Mafran Martins; E se Oppenheimer estivesse preso à ética de hoje?, dos professores Fábio Rivas, Francimauro Morais, Fernando Ruy e Di Angelo Pinheiro; A relevância da educação patrimonial no processo de construção do conceito de cidadania cultural conforme a LDB, e Breve reflexão sobre a participação política brasileira entre 2013 e 2015, ambos do professor Mikael Moisés Lindoso. Finalmente, a manhã foi concluída com exposição de banners, referentes aos mesmos trabalhos, na área de convivência da sede da programação.

À tarde, momento final da Feira, os quadros culturais, todos com participação de estudantes do ensino médio integrado de Informática, entraram em cena. No início, foi exibido o curta-metragem de animação “Romeu e Julieta”, com ilustrações e narração, respectivamente, das alunas Fernanda Batista e Anna Flávia Azevedo, Fotografia da professora Iane Gomes, e Coordenação da professora Daniele Silva. Em seguida, o Grupo de dança, intitulado de “Felicidade”, sob a coordenação do professor Marcelo dos Santos, com atuação dos discentes. Logo após, o minidocumentário “Grupos sociais na escola”, protagonizado pelos alunos, com orientação dos professores Salomão Barros e Marcelo dos Santos. A penúltima atração foi o conjunto de Rap, liderado pelos cursistas: Juvalir, Abner, Almir, Wesley e Bruno. O encerramento ficou por conta da peça teatral “O sentido do Natal” e a interpretação da música “Imagine”, de John Lennon, comandadas pelos professores Daniele Silva, Ellen Marques, Paulo Henrique Maciel e Paloma Alencar, as quais deixaram a plateia bastante atenta e emocionada com a oportuna mensagem natalina.