Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2017 > IFAM e ICET/UFAM mantêm parceria de sucesso na realização da SNCT em Itacoatiara

publicado: 31/10/2017 23h48 última modificação: 29/05/2020 13h26

No último fim de semana, dia 27 de outubro, foram concluídos os trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), a qual teve sua abertura na manhã do dia 23, no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Itacoatiara, e foi realizada em parceria entre o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM) e o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) Campus Itacoatiara.

Durante os dias de programação ocorreram, entre as atividades realizadas, palestras, minicursos, oficinas, feira e apresentações culturais, além dos trabalhos científicos que chegaram a um total de 50, abrangendo Artigos, Resumos e Mostras. O número de participantes nesta edição da SNCT atingiu um quantitativo de 1.071 credenciados.

Neste ano, o tema da SNCT escolhido foi: “A Matemática está em tudo”, e o principal objetivo do evento foi fazer a ciência e a tecnologia estarem mais próximos do público em geral, uma vez que parece haver um distanciamento entre esses temas e a compreensão da maior parte da sociedade.

Para o integrante da comissão organizadora do IFAM, professor Dr. Marcelo dos Santos, a Semana não apenas atingiu as expectativas, mas também reafirmou o trabalho exitoso em conjunto entre os realizadores do evento: “A semana foi muito proveitosa, pois além da consolidação da parceria de duas importantes instituições educacionais IFAM e UFAM, que por sinal comprovaram que "A matemática está em tudo", nossos alunos tiveram a oportunidade de dar uma atenção a um importante pilar da educação: o da pesquisa. Por último, gostaria de destacar que minicursos, palestras, mostras de extensão e iniciação científica foram ofertados pelos nossos servidores, denotando assim, comprometimento com a educação”, avaliou o representante do IFAM.

A coordenadora do ICET/UFAM, professora Dra. Fabiane Clemente, comentou acerca da conclusão da SNCT 2017: “(...) A diversificação das atividades, que abrangeram várias áreas de atuação, primaram pelo tema central do evento: "A matemática está em tudo", que foi amplamente discutido e desenvolvido pelos participantes. O evento proporcionou uma aproximação com atividades culturais, discussões em diversos níveis da educação, além de trazer o Anais do Evento que contou com a edição de 15 artigos completos e 23 resumos científicos publicados. O encerramento ficou marcado pela apresentação da Orquestra Sinfônica da UFAM Manaus, que abrilhantou o término das atividades e proporcionou para toda a comunidade itacoatiarense a oportunidade de conhecer e apreciar a perfeita apresentação da Orquestra. Esperamos que a próxima edição, que já tem como tema: "Ciência para a Redução das Desigualdade", divulgado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, venha repleta de atividades e tão grandiosa quanto a edição de 2017", finalizou a coordenadora.