Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2019 > IV Semana do Meio Ambiente do IFAM CITA

Notícias

IV Semana do Meio Ambiente do IFAM CITA

por publicado: 10/06/2019 17h32 última modificação: 29/05/2020 13h25

Entre os dias 03 a 07 de junho de 2019 o IFAM Campus Itacoatiara realizou a IV Semana do Meio Ambiente do IFAM CITA. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Itacoatiara, por meio do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, e do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET /UFAM).
As atividades foram realizadas em diferentes locais: a abertura ocorreu no auditório do ICET, os minicursos foram realizados nas dependências do IFAM Campus Itacoatiara, a Feira Ambiental foi realizada no Clube Recreativo dos Professores de Itacoatiara (CREPI) e as ações de sensibilização ambiental ocorreram em comunidades da zona rural do município de Itacoatiara.
A semana de meio ambiente é um dos eventos anuais mais importantes. Neste ano buscou propiciar à comunidade em geral reflexão de como era o município de Itacoatiara no passado, como está no presente e como o queremos para o futuro, em relação a qualidade socioambiental. Antigamente a cidade contava com locais para práticas de recreação e lazer como o Lago do Jauary, que, devido a ações antrópicas, estão inviabilizados.
Outro aspecto importante é a sensibilização da população itacoatiarense sobre a importância da coleta seletiva dos resíduos sólidos e o papel de cada cidadão nesse processo, visando a extinção do lixão municipal e implantação de um aterro sanitário, considerada a forma de disposição final mais adequada dos rejeitos.
Espera-se que o evento tenha contribuído para que poder público e a sociedade, que possuem responsabilidade compartilhada em relação a correta destinação final ambientalmente adequada dos resíduos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, compreendam seu papel e efetivem as ações necessárias em prol do desenvolvimento sustentável do município.