Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Semana de Meio Ambiente é realizada em Itacoatiara

Notícias

Semana de Meio Ambiente é realizada em Itacoatiara

por publicado: 08/06/2016 17h15 última modificação: 10/06/2016 10h23

Nos últimos dias 3 e 4, o Instituto Federal de Educação do Amazonas/Campus Itacoatiara (IFAM/CITA) realizou a Semana de Meio Ambiente IFAM CITA 2016, objetivando  proporcionar à comunidade acadêmica do referido Campus um espaço construtivo de discussões sobre a temática ambiental do município de Itacoatiara (AM), com vistas a obter um desenvolvimento socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável.

O evento, que foi organizado pela Coordenação do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde, sob o comando da professora de meio ambiente Ana Rita Braga, teve sua abertura na tarde do primeiro dia, no Centro Cultural Velha Serpa, com a presença do Diretor Geral Allen Bitencourt, da secretária de Meio Ambiente de Itacoatiara Kesia Maia e da coordenadora do evento. Ainda nessa tarde, houve a apresentação cultural feita pelos alunos do curso técnico em Administração, seguida de três palestras com temáticas ambientais, a primeira sobre Resíduos Sólidos no município de Itacoatiara, ministrada pela secretária municipal de Meio Ambiente, a segunda acerca do Combate de Incêndios e Queimadas no município de Itacoatiara, ministrada pelo Tenente Adson Ferreira, do Corpo de Bombeiros de Itacoatiara, e a terceira a respeito da Sustentabilidade Ambiental, realizada pela empresa Amaggi, ministrada pelo analista ambiental Vinícius Sene. A tarde foi concluída com a exibição da animação brasileira: Uma história de Amor e Fúria, mediada pelo professor Vinícius John.

Na noite do mesmo dia, foi realizada uma mesa redonda, com o tema Resíduos Sólidos e a Adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, da qual a secretária municipal de Meio Ambiente voltou a participar, junto com o empresário Jorge Rodrigues, da Empresa Recicle, e a a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos do município de Itacoatiara, representada por seu presidente Mário Jorge. Os alunos interagiram bastante com os participantes da mesa, demonstrando ser um assunto de grande relevância para a sociedade.

No último dia, foram realizadas duas palestras, a primeira tratando de Certificações Ambientais da empresa AMAGGI, enfatizando o Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001), conduzida pela supervisora ambiental Silvia Batista, e a segunda abordando sobre monitoramento de fauna, ministrada pela bióloga Aldenize Viana. Durante a programação, aconteceram também apresentações de trabalhos ambientais dos cursistas de Agronegócio e Administração, além de duas oficinas: Fotografia para Relatórios Técnico Ambientais, orientada pela professora Iane Gomes, e Aquaponia, comandada pelo professor Rondon Yamane, ambos servidores do Campus autor da Semana. Por último, houve uma gincana desenvolvida pela educadora ambiental Franciane Andrade.

Avaliando a Semana, a coordenadora do evento concluiu: “O objetivo da atividade foi alcançado com êxito, pois contou com a presença de várias instituições protagonistas de ações ambientais no município de Itacoatiara e foi possível promover discussões sobre a temática ambiental, principalmente, enfocando a gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos e a responsabilidade compartilhada. A gestão sustentável dos recursos naturais é um tema que precisa ser cada vez mais incorporado às discussões da sociedade, e a escola é um ótimo ambiente para iniciar esse processo. Acredito que essas atividades têm o potencial de promover novos paradigmas, um novo jeito de ver o mundo em que vivemos, pois o meio ambiente se relaciona com todas as atividades humanas”, finalizou Ana Rita.