Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Técnica integra Hidroponia e Aquicultura em projeto do Campus Itacoatiara

Notícias

Técnica integra Hidroponia e Aquicultura em projeto do Campus Itacoatiara

publicado: 10/06/2016 17h08 última modificação: 10/06/2016 17h29

O Instituto Federal de Educação do Amazonas/Campus Itacoatiara (IFAM/CITA) está desenvolvendo um projeto que consiste em uma técnica que emprega conceitos da hidroponia, que é o cultivo de hortaliças sem solo, e da aquicultura, que é a produção de organismos aquáticos.

O referido projeto, que teve início em abril deste ano e previsão para sua conclusão no fim de 2016, agrega à atuação de professores do IFAM/CITA o trabalho de acadêmicos do curso de Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com a Escola Estadual João Valério de Oliveira (GM3). Nele, os pesquisadores utilizarão o presente sistema para ministrar aulas multidisciplinares e para subsidiar as mais diversas disciplinas do currículo escolar no que diz respeito às práticas pedagógicas, visando facilitar o entendimento dos alunos por meio de práticas e vivências, inserindo-os no meio da pesquisa de forma natural e mais instigante.

Oportunamente, dentro da programação da Semana de Meio Ambiente, promovida no último fim de semana pelo IFAM em Itacoatiara, foi realizado o curso de Aquaponia, ministrado pelo professor e zootecnista Rondon Yamane.

De acordo com o professor, durante esse curso, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma aula teórica para conhecer o sistema e suas peculiaridades e ainda realizaram a montagem do sistema completo, implantando o tanque dos peixes, filtro e a bancada de produção das hortaliças.