Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2016 > Trabalho de professor do Campus Itacoatiara é destaque em periódico nacional

Trabalho de professor do Campus Itacoatiara é destaque em periódico nacional

publicado: 14/09/2016 11h54 última modificação: 29/05/2020 13h27

Neste mês, em que se comemora o dia do Contador (22), registramos a importância das ciências contábeis no currículo dos cursos técnicos, ao mesmo tempo em que destacamos as abordagens diferenciadas na maneira de como se desenvolve o processo de formação dos alunos em tais cursos. Um exemplo disso pode ser visto na última edição da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a qual traz, como um de seus destaques, o resultado de um trabalho desenvolvido pelo professor Hebert Lecok, do Instituto Federal de Educação do Amazonas / Campus Itacoatiara (IFAM/CITA), em parceria com Mônica Assunção, professora do Serviço Social da Indústria (SESI), em Itacoatiara.

O referido trabalho, que foi publicado em forma de artigo, com o título: “O uso de planilhas eletrônicas no auxílio do ensino da Contabilidade nos cursos técnicos do Campus Ifam - Itacoatiara-AM”, mostra, exatamente, a intervenção positiva da informática na metodologia de ensino da disciplina de Contabilidade Geral desenvolvida nos cursos técnicos subsequentes de Administração, Agronegócios e Contabilidade do instituto em questão.

De acordo com o artigo, os alunos dos cursos citados terminavam “criando” obstáculos para sua aprendizagem, não conseguindo relacionar os conteúdos da contabilidade geral com o cotidiano. “Nas constantes aulas ministradas em sala, foi observado que a disciplina sempre foi vista, pelos discentes, como um “bicho de sete cabeças”, algo de difícil assimilação, distante da realidade.

Por isso, o trabalho pretendia melhorar não apenas a produtividade nas aulas, mas também o rendimento dos acadêmicos. “Devido a isso, desenvolveu-se este projeto, que visava proporcionar aos discentes a oportunidade de presenciarem na prática todo o conteúdo teórico apresentado em sala, sendo composto por planilhas, gráficos e questionários, objetivando a assimilação mais fácil e produtiva. Como as aulas são ministradas no horário noturno, notava-se que o rendimento era muito prejudicado pelo cansaço dos alunos, que normalmente trabalham durante o dia. Ao iniciar o manuseio das planilhas eletrônicas, pôde-se notar que eles passaram a interagir mais em sala, o que levou a um aumento na produtividade e, consequentemente, um maior rendimento na disciplina.

CONFIRA AQUI O RESUMO DO ARTIGO

SAIBA MAIS SOBRE A REVISTA