Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias2 > Resultados positivos e premiações dão destaque ao trabalho do Campus Itacoatiara

por Salomão Amazonas Barros publicado: 07/11/2016 12h01 última modificação: 09/11/2016 08h59

O Instituto Federal de Educação do Amazonas – Campus Itacoatiara foi classificado, na terça-feira (02), entre os primeiros lugares do Prêmio IFAM Empreendedor 2016, o qual tinha como objetivo estimular, reconhecer, premiar e divulgar as melhores propostas de empreendedorismo idealizadas pelos discentes do IFAM dos cursos de nível médio e de graduação.

Os trabalhos premiados do Campus Itacoatiara foram:

1- Reutilização de garrafas de vidro: Transformando resíduo em oportunidade de negócios, orientado pelo professor Hebert Lecok Freire do Nascimento, e proponente o discente Richardson Reis da Costa. 2º lugar;

2- Pasta de tucumã, orientado pela professora Ellen Silva de Oliveira Marques, e proponente a discente Joiciane Santos Aragão. 3º Lugar;

3- Aquaponia: a solução para geração de renda e alimentação saudável em pequenas propriedades, orientado pelo professor Rondon Tatsuta Yamane Baptista de Souza, e proponente a discente Edriely Souza Vilamil. 5º Lugar.

A premiação consiste desde passagens aéreas, cursos EMPRETEC até participação em eventos de Empreendedorismo e Inovação.

MAIS PREMIAÇÕES DO CAMPUS ITACOATIARA

Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)

No início de outubro, o IFAM Campus Itacoatiara, que também esteve competindo na 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) por meio de duas equipes do curso de Agronegócio, conquistou o 5º e o 9º lugar da categoria Técnico Subsequente.

A referida olimpíada, que aconteceu na cidade de Uberlândia, é promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), neste ano com a parceria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e reúne estudantes de cursos técnicos em agropecuária e áreas afins de todo o país para provas teóricas e práticas.

Entre as 10 melhores equipes do Brasil, ficaram 2 do IFAM Itacoatiara, sendo a Helicoverpa, sob a coordenação do professor Andrey Luis Bruyns de Sousa, que ficou com a medalha de bronze, ao lado da Xavante do IFSUL - Campus Pelotas e da Bicho Agroecológico do Colégio Técnico da UFRRJ, e a KNS, sob a coordenação do professor Rondon Tatsuta Yamane Baptista de Souza, que ficou com o 9º. Lugar.

Para o discente integrante da equipe medalhista de Itacoatiara, Licínio da Cruz, a experiência e o reconhecimento conquistado foram importantes nesse momento de sua formação. “Chegar ao 5° lugar na OBAP foi uma experiência muito boa, apesar do nosso Campus ainda estar em implantação no município. Isso mostra o quanto nossos professores são competentes. Concorremos com outros Campi já tradicionais de diferentes partes do país e conseguimos nos sobressair. Foi muito gratificante, para nós alunos, e para o nosso instituto”, avaliou Licínio.

A aluna integrante da outra equipe premiada de Itacoatiara, Kamila Dessimoni, fez questão de ressaltar a sua motivação por ter ajudado o seu grupo a chegar entre os 10 melhores do Brasil: “Ter tido a oportunidade de participar da 6° Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) foi uma experiência incrível e única, juntamente com minha equipe KNS, tivemos um bom desempenho, porém não conseguimos medalha, mas só em ter chegado até a última fase foi um grande prestígio para nós e nos orgulhamos muito em ter representado o nosso Campus e de termos sido reconhecidos pelas  diversas regiões do País”, destacou Dessimoni.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Ainda entre os dias 18 e 21 de outubro, o Instituto Federal de Educação do Amazonas/Campus Itacoatiara (IFAM/CITA) realizou, em parceria com o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), a 10ª edição da (SNCT) Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFAM/IFAM no município.

O evento, que foi planejado para atender a uma grande parcela da comunidade de acadêmicos e público em geral, teve como tema “Ciência alimentando o Brasil”, e disponibilizou uma programação repleta de palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e outros.

Lá estiveram presentes, além dos dirigentes das duas instituições realizadoras do evento, a Secretaria Municipal de Educação de Itacoatiara, a Coordenadoria Regional de Educação do município e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a comunidade acadêmica e integrantes da sociedade em geral.

O presidente da comissão do IFAM/CITA que organizou a SNCT junto com o ICET/UFAM, professor Abner Cicarini, avaliou como sendo um grandioso evento diante dos números levantados. Conforme o levantamento supervisionado pela presidente da comissão do ICET/UFAM, professora Odette Passos, chegou-se a um quantitativo de 26 palestras, 24 minicursos, 23 projetos de iniciação científica, 24 projetos de extensão e 14 trabalhos de conclusão de curso. Atingiu-se um total de 1.279 participantes inscritos, 605 participações em minicursos, 6.555 registros de frequência no auditório junto com uma das salas onde funcionaram as apresentações de trabalhos de iniciação científica e projetos de extensão.

Finalmente, Cicarini julgou extraordinário o resultado final da Semana, desde o trabalho em conjunto de sua equipe do IFAM e ICET até a inovação do registro de frequência a partir da biometria, aliado ao dinamismo do horário das atividades, que viabilizou o fluxo das participações em mais de um trabalho durante a programação.