Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > INSTITUIÇÃO > Histórico

CAMPUS LÁBREA

Histórico do IFAM Campus Lábrea

 

A instituição teve seu início com a Escola de Aprendizes de Artificies, instalada em 1º de outubro de 1910 na cidade de Manaus, seguindo Decreto Nº 7566 de 23 de setembro de 1909, assinado pelo então presidente da Província do Amazonas Nilo Peçanha.

Durante o Estado Novo, a escola ganhou seu espaço definitivo, onde até então, era a Praça Rio Branco. Através do decreto nº 4127/42, passou a denominar-se Escola Técnica Federal de Manaus. Em consequência da Lei Federal nº 3552, de 16 de janeiro de 1959, obteve a sua autonomia pelo decreto nº 47038/59, transformou-se em autarquia. Em 1956, passou a denominar-se Escola Técnica Federal do Amazonas – ETFAM.

Em 1987 a Escola Técnica Federal do Amazonas expandiu-se e, além de sua rede, na Av. Sete de Setembro no centro da capital, conta com uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED), localizada na Av. Danilo Areosa, no bairro Distrito Industrial.

Através do Decreto Presidencial de 26 de março de 2001, publicado no Diário Oficial da União de 27 de março de 2001, foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas - CEFET.

Em 2007, passou a contar com mais uma Unidade de ensino, localizada na cidade de Coari.

Através da Lei nº 11892 sancionada pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva no dia 29 de dezembro de 2008, a extinta Escola Agrotécnica Federal de Manaus passou a condição de Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, contexto em que passou a denominar-se Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Manaus – Zona Leste.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, atua em diversos Campi: Manaus Centro; Manaus Distrito Industrial; Manaus Zona Leste; Coari; São Gabriel da Cachoeira; Presidente Figueiredo; Maués; Parintins; Lábrea e Tabatinga.

O IFAM vinculado à rede Federal de Educação Tecnológica, durante toda sua existência vivenciou diversas mudanças. A história do IFAM se divide em seis fases:

  • Escola de Aprendizes Artífices
  • Liceu Industrial
  • Escola Técnica de Manaus
  • Escola Técnica Federal do Amazonas
  • Centro de Educação Tecnológica do Amazonas
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Visando atingir a formação técnica e tecnológica, a Rede Federal de Educação Tecnológica do Ministério de Educação, sob a supervisão da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), expandiu-se para o interior do Brasil em diversos estados, chegando, assim, também ao interior do Amazonas. Mais precisamente, em Lábrea, com o Campus inaugurado no dia 1° de fevereiro de 2010, na gestão do prefeito municipal de Lábrea o Gean Campos Barros.

O primeiro Diretor Geral do Campus foi o Professo Jorge Nunes Pereira, tendo como Diretora de Ensino Pesquisa e Extensão Professora Anna Cássia Souza da Silva. Ao iniciar as atividades educacionais foram efetivados os seguintes funcionários, técnicos administrativos: Paulo Tiago Silva Cavalcante, Antônio Francisco Carvalho do Nascimento, Valdecir Santos Nogueira, Adriane Fernandes do Nascimento, Maria Edenilda da Silva Galvão, Aline da Silva Batista, Paulo Alberto Gonçalves Lins, Cristiano Lopes de Lima, Francisco Marcelo Rodrigues Ribeiro, Leandro Lopes de Souza, Beatriz Pereira Dias, Genivaldo Oliveira da Silva, Jonacy da Costa Albuquerque e Evandro Inácio da Costa. Docentes: Gilmar Macedo de Brito, José Geraldo da Silva, Ana Paula Batista Lopes, Cristiano Lopes de Lima, Josiane Faraco de Andrade Rocha, Alline Penha Pinto, Salvador Quintão Barbosa Júnior, Jerdmiller Gomes da Paiva, Alciane Matos de Paiva e Edson Galvão Maia.  

As atividades acadêmicas tiveram início no dia 7 de março do mesmo ano, oferecendo a Educação Profissional Técnica em nível médio integrado (Informática, Administração e Agropecuária) e o Curso Subsequente na formação de alunos para o Secretariado, Administração, Manutenção e Suporte em Informática, Curso de Florestas e PROEJA no nível médio em Informática.

Em 2013 deu-se início o curso Recursos Pesqueiros, PROEJA em nível médio Secretariado, foi implantado a modalidade de educação à distância com os cursos subsequentes em: agente comunitário de saúde, meio ambiente e rede de computadores, além de ofertamos pós-graduação em nível de especialização em proeja campo, atende-se também, Programas do Governo Federal como: Pronatec e Mulheres Mil.

Já ocuparam o cargo de Diretor Geral, os professores: Jorge Nunes Pereira, Josiane Faraco de Andrade Rocha, Fábio Teixeira Lima e atualmente o pedagogo Francisco Marcelo Rodrigues Ribeiro sendo o primeiro Diretor Geral eleito pelo voto.