Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Caminhos da Luz

Caminhos da Luz

publicado: 05/06/2017 11h01 última modificação: 05/06/2017 14h26

Na tarde do dia 16 de junho de 2017, os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria do Socorro Brito participaram, como voluntários, de uma pesquisa referente os projeto de Iniciação Científica PIBIC-Jr, intitulado “O uso de simuladores no ensino de ciência ótica para alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública na cidade de Lábrea no sul do Amazonas” orientado pelo professor Arquimar Barbosa de Oliveira juntamente com o bolsista Júnior Andreify Nascimento de Souza, aluno do 3º ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática, no IFAM Campus Lábrea.

Caminho da luz_3.JPG

Caminho da luz_1.JPG

Os estudantes assistiram a quatro aulas sobre os fenômenos da luz (reflexão, refração, dispersão) ministradas pelo bolsista com a assistência do orientador. O objetivo do projeto é utilizar simuladores disponíveis gratuitamente na internet como material facilitador da aprendizagem e verificar se há ocorrência de aprendizagem significativa, que é quando os alunos utilizam novos conceitos associando-os com aqueles que já possuem, como afirma as teorias de David Ausubel, além disso, se os discentes demonstram maior  interesse pelas aulas de Ciências.

Caminho da luz_2.JPG

Caminho da luz_5.JPG

Foi realizada uma entrevista por meio de questionário semiestruturado para conhecer a realidade dos estudantes sobre ao uso de tecnologia e verificar também os conhecimentos prévios dos estudantes quanto aos fenômenos luminosos. A outra parte da pesquisa será realizada na própria escola onde serão ministradas mais duas aulas e realizada outra entrevista. Em posse dessas entrevistas, será realizada uma análise para verificar a aprendizagem significativa.

Caminho da luz_4.JPG

Caminho da luz_6.JPG