Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > IFAM-Campus Lábrea realiza mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti

IFAM-Campus Lábrea realiza mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti

por publicado: 22/02/2016 11h47 última modificação: 10/03/2017 11h08

Após a palestra, grupos foram formados, compostos por alunos, agentes e professores, que saíram pelas ruas do bairro Villa Falcão onde está localizado o IFAM/Campus Lábrea, vistoriando os espaços públicos e quintais de algumas residências, conforme as instruções dos agentes.

Figura 2. Saída às ruas do Bairro Villa Falcão.

Com a chegada do período chuvoso, os cuidados devem ser redobrados. Daí a importância do papel disseminador de cada discente envolvido nas ações para com seus familiares e vizinhos, do combate ao Aedes Aegypti.

Durante a ação os alunos recolheram das ruas uma quantidade expressiva de lixo que poderiam se tornar possíveis criadouros do mosquito, enquanto outros, com a orientação e supervisão dos agentes, encontraram em alguns quintais, larvas do mosquito nos recipientes com água parada. Nestes casos, os moradores foram notificados e amostras das larvas foram recolhidas para análise.

Figura 3. Eliminação de potenciais focos de mosquito Aedes Aegypti.

Nas residências não vistoriadas as ações foram voltadas para conscientização, seguida da entrega de panfletos e check-list, com orientações para que cada morador possa tomar os devidos cuidados para evitar locais de criadouros do mosquito.

Figura 4. Panfletagem e conscientização dos moradores.

Vale destacar, o relato dos agentes da FVS quanto as experiências ao final das ações, os quais observaram em muitos alunos uma vocação para agente de endemias, visto no modo de localizar os possíveis focos do mosquito e na destreza em conscientizar os moradores.