Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > IFAM CAMPUS LÁBREA REALIZA SEMANA DE LUTA CONTRA A MALÁRIA

IFAM CAMPUS LÁBREA REALIZA SEMANA DE LUTA CONTRA A MALÁRIA

publicado: 12/07/2016 17h47 última modificação: 12/07/2016 17h47

IFAM CAMPUS LÁBREA REALIZA SEMANA DE LUTA CONTRA A MALÁRIA

Entre os dias 21 a 24 de junho do corrente ano, a equipe de Enfermagem do IFAM Campus Lábrea em parceria com a Equipe de Combate a Endemias do município e os alunos do curso de Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas, realizaram a Semana de Luta Contra a Malária, com o tema Malária tem tratamento, tem cura. Foram realizadas palestras educativas, apresentação de vídeos mostrando o ciclo de vida do parasita no mosquito e no homem, apresentação de mural de informações e músicas que enfatizavam a luta contra a doença. Uma exposição mostrava os materiais utilizados pela equipe de Endemias para realizar a captura de mosquitos; os equipamentos utilizados para o combate e controle dos vetores, como termonebulizadores e máquinas de borrifação, sendo possível verificar a diferença entre os materiais e as especificidades de cada um; assim como o mosquiteiro impregnado, utilizado nas áreas de maior risco para prevenção individual. Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar no microscópio as diversas formas do parasita da malária no sangue humano. Nos últimos dias de programação foi ofertado o exame de gota espessa, considerado exame padrão ouro para o diagnóstico da malária, a realização deste exame possibilita a detecção de três doenças diferentes, malária, microfilariose e doença de Chagas. Foram coletadas 210 exames de alunos e servidores. Todos os resultados foram negativos. A participação do público alvo evidenciou a necessidade de ações de prevenção em saúde que esclareçam a população acerca das principais morbidades presentes na região em que vivemos.