Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > IX SNCT 2018 Ifam Campus Lábrea

Notícias

IX SNCT 2018 Ifam Campus Lábrea

Ciência para Redução das Desigualdades
publicado: 23/10/2018 15h35 última modificação: 23/10/2018 15h35

  IX SNCT 2018 Ifam Campus Lábrea

Aconteceu entre os dias 15 a 17 de outubro, a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM/Campus Lábrea (IX SNCT), o evento teve sua abertura com as palestras Inovação para redução das desigualdades sociais ministrada pelo Professor Gilly Vilenneve (UFAM) e Economia Criativa ministrada pela Profª Creuza Batista (FARO/UNIR), o primeiro dia de evento foi encerrado com a Mesa Redonda: Em época de crise como ser um empreendedor? 

A programação da IX SNCT do IFAM/Campus Lábrea estava repleta de oficinas, minicursos, palestras e mesas redondas. Fazendo parte da programação do evento foi realizado a Jornada Técnico Cientifica – JORTEC, com apresentações dos Projetos de Iniciação Cientifica feita pelos bolsistas PIBIC Jr. em forma de Banner eletrônico, uma inovação do IFAM/Campus Lábrea.

"Esse e o principal evento de divulgação científica do Sul do Amazonas, por meio dele o IFAM/Campus Lábrea abre suas portas para socializar as pesquisas realizadas no Campus, bem como recebe trabalhos de pesquisa de outras instituições. Esse ano em especial, podemos observar a evolução dos trabalhos de pesquisa realizado pelo Campus, onde algumas atividades ofertadas tendo como fruto o resultado de pesquisas de Iniciação Cientifica realizadas pelos bolsistas. Ficamos felizes com a quantidade inscritos no evento isso demonstra que durante esses nove anos a cultura cientifica só vem crescendo na cidade de Lábrea, isso comprova que o IFAM está no caminho certo que é promover com excelência a Educação, Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia". Afirmou Arquimar Barbosa, Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus e da SNCT 2018.

Dentre os minicursos ofertados, destacamos o de introdução a microscopia ótica. O curso foi realizado no laboratório de ciências do centro de estudos superiores de Lábrea/UEA. "A importância dessa parceria entre IFAM e UEA vem fortalecer a gestão, a interação entre os profissionais das duas instituições e principalmente difundir o conhecimento cientifico entre acadêmicos e comunidade. As atividades da IX SNCT vem a contribuir com a divulgação do conhecimento científico e com a aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento, podendo somar cada vez mais para o desenvolvimento do conhecimento científico em nosso município". Comentou o Professor Duarte Amâncio, Diretor da UEA.

"Para o IFAM/Campus Lábrea essa foi uma semana que mais uma vez fica para a história, a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz um tema de suma importância para o Brasil, para o Estado do Amazonas e principalmente para Lábrea que trata da ciência para redução das desigualdades, cada minicurso, cada palestra e cada momento que foi discutido nas mesas redondas foram importantes para entender esse universo da ciência e tratar o tema das desigualdades sociais, cada evento que realizamos e que conseguimentos envolver a comunidade do IFAM, a comunidade externa, principalmente a sociedade civil, comprova que o IFAM está no caminho certo e a cada ano só nos motiva para melhorarmos cada vez mais, que venha a X SNCT, com certeza trabalharemos para fazer o nosso melhor em prol da educação, ciência e tecnologia do nosso município". Declarou Marcelo Rodrigues, Diretor do IFAM/Campus Lábrea.

O encerramento da IX SNCT do IFAM/Campus Lábrea, aconteceu no espaço cultural Rio Purus valorizando os artistas locais contando com as apresentações da cantora Natasha Gadelha, dos alunos do IFAM/Campus Lábrea liderada pela vocalista Geovana Bezerra e Banda, finalizando com um super show da Banda RD3.

VEJA AQUI IMAGENS DO EVENTO