Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > LABIRINTO ELÉTRICO COMO PRÁTICA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA LÚDICA

LABIRINTO ELÉTRICO COMO PRÁTICA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA LÚDICA

publicado: 18/12/2017 17h07 última modificação: 18/12/2017 17h07

LABIRINTO ELÉTRICO COMO PRÁTICA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA LÚDICA

Os alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados de Administração, Agropecuária e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM Campus Lábrea foram até a Creche de Aguiar Côrrea para desenvolver uma ação pedagógica proposta pelo projeto de extensão Labirinto elétrico como prática da Educação psicomotora lúdica coordenado pelo professor de Física Arquimar Barbosa de Oliveira. Os trabalhos foram desenvolvidos com seis turmas, atendendo crianças de 3 a 5 anos.

Labirinto elétrico.JPGLabirinto elétrico (2).JPGLabirinto elétrico (10).JPG

O objetivo desse trabalho foi aplicar os conceitos sobre eletromagnetismo estudados nas aulas de Física III construindo um dispositivo elétrico para trabalhar psicomotricidade com as crianças da educação infantil. Ao construir um dispositivo elétrico os estudantes do ensino médio coloram em prática a teoria estudada em sala de aula. Ao levar o projeto para educação infantil as crianças trabalharam de forma lúdica e diferenciada a lateralidade, noções de espaço e tempo, concentração e coordenação motora de uma forma bem diferente da habitual.

Labirinto elétrico (5).JPGLabirinto elétrico (1).jpgLabirinto elétrico (6).JPG

Foi realizada um ciclo de palestras com os alunos finalistas dos cursos técnicos integrados do campus Lábrea. Essas palestras foram ministradas pela professora da Creche, a pedagoga Alcione da Silva Monteiro.  Palestras com o tema: Psicomotricidade no desenvolvimento motor na educação infantil. Os adolescentes puderam conhecer um pouco mais sobre a educação infantil e o desenvolvimento das crianças.

Labirinto elétrico (7).JPGLabirinto elétrico (9).JPGLabirinto elétrico (11).JPG

Labirinto elétrico (12).JPGLabirinto elétrico (13).JPGLabirinto elétrico (14).JPG

Ao final do trabalho os estudantes fizeram a doação dos labirintos elétricos para a creche. Estes equipamentos serão utilizados nas aulas como ferramenta pedagógica lúdica. Agradecemos a diretora da creche a senhora Irismar Penedo Ramos pela cooperação com o projeto.

Este trabalho além de um cunho cientifico e popularização da ciência na educação infantil, teve um olhar social de colocar lada a lado duas gerações que se interagiram em prol do conhecimento.

Labirinto elétrico (15).JPG

Labirinto elétrico (16).JPG

Labirinto elétrico (23).JPG

Labirinto elétrico (24).jpg