Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Troca de Saberes e Ações Sociais

Notícias

Troca de Saberes e Ações Sociais

No Auditório Champagnat da Escola Estadual Santo Agostinho, uma inesquecível noite cultural, como encerramento dos trabalhos inerentes à III Mostra de Extensão da instituição.
publicado: 07/12/2018 10h15 última modificação: 07/12/2018 10h15






NOITE CULTURAL COM LITERATURA, MÚSICA E DANÇA NO ENCERRAMENTO DA II MOSTRA DE EXTENSÃO DO IFAM CAMPUS LÁBREA

 

O IFAM campus Lábrea realizou sábado, dia 24 de novembro de 2018, no Auditório Champagnat da Escola Estadual Santo Agostinho, das 19h às 22h, uma inesquecível noite cultural, como encerramento dos trabalhos inerentes à III Mostra de Extensão da instituição, sob a temática: Troca de Saberes e Ações Sociais.

A noite contou com três eventos concomitantes que congregaram discentes e servidores do campus Lábrea; professores e acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Lábrea) dos cursos de Licenciatura em Computação, Gestão Comercial e Especialização em Gestão Pública e comunidade em geral, que desfrutaram de um espaço artístico e cultural com literatura, música e dança, a saber.

 

a)     I MOSTRA DE LITERATURA DE CORDEL. A Mostra de Extensão, foi organizada pelo professor Ronilson Souza Lopes, que trouxe obras de sua autoria e co-autoria, e apresentou a história e importância do Cordel. As obras vinculadas a autores referência no Cordel brasileiro, ficaram expostas para visitação e consulta, em um estande com varais de cordel.

F2.JPG  F1.JPG

 

 

 

 

b)     I MOSTRA DE LITERATURA E MÚSICA LABRENSE. Pertencente ao PAEVE – Programa de Eventos Culturais e de Empreendedorismo. Organizada pelo professor Elias Bezerra de Souza, apresentou, através de banners eletrônicos, os principais autores da literatura labrense (Socorro Malagueta, Pedro Pires, Orlando Morais, Carlos Galvão, Hélio Rocha, Leide Etelvina, Baribu Nonato, Chaguinha do Biá, José Valentim, Elias Souza e Ronilson Lopes) inclusive, com homenagem especial ao professor Francisco Sebastião de Souza, autor da letra do Hino de Lábrea e, in memoriam a Raimundo Eusébio de Andrade, pela autoria da música do Hino.

F3.JPG

Quanto à música, o evento contou com apresentação de quatro (4) músicas autorais: Amizade Eterna (letra, música e interpretação de Edgley Souza); Ouve a minha voz, Senhor (letra, música e interpretação de Rogevan Oliveira dos Santos); Grito de Alerta (letra de Elias Bezerra, com música de Wilson Duarte e interpretação de Marcelly Rodrigues) e Filosofia do Inerudito (letra de Elias Bezerra e música e interpretação de Victor Hugo Eusébio).

F4.JPG

A Mostra contou ainda com o percurso de leitora da estudante da Escola Santo Agostinho, Yasmin Ramos Duarte (9 anos); com breve apresentação sobre o escritor José Valentim, o precursor dos escritos em Lábrea; com a apresentação da intenção de criação da Academia Labrense de Letras, realizada pelo servidor do IFAM campus Lábrea, Me. Antonio Paulino dos Santos, e com a noite de autógrafos do livro duplo do escritor Elias Bezerra de Souza, com os títulos: Rascunhos de Poemas quase Filosóficos & Ensaios de Pensamentos que não li em Livros (Ed. Scortecci, 2016).

F5.JPGF6.JPG






c)     PROJETO: “RESGATE HISTÓRICO DO FEDAN”. Pertencente ao PAEVE – Programa de Eventos Culturais e de Empreendedorismo.

A noite cultural foi brilhantemente encerrada com a socialização do projeto “Resgate Histórico do FEDAN”, cujo intento principal era realizar um estudo histórico e possibilitar ao público em geral apreender acerca do FEDAN – Festival de Danças da Escola Santo Agostinho, como evento cultural que marcou a geração dos anos finais da década de 1980 até meados dos anos 2000, com a disputa entre grupos de dança.

Para tanto foi realizada uma intensa pesquisa documental e coletados dados, a partir de 30 entrevistas com ex-diretores e ex-alunos da Escola Santo Agostinho, organizadores, colaboradores, líderes e integrantes de grupos, adeptos da dança e outros atores que surgiram no processo do trabalho.

Concomitante à pesquisa, foi organizada uma Oficina de dança com alunos do IFAM campus Lábrea acerca da importância da mesma para o desenvolvimento corporal, e também para compreenderem a importância sócio-cultural que o FEDAN teve para a disseminação da arte e da cultura locais, bem como para o direcionamento da juventude à prática da dança. A oficina transcorreu durante duas semanas, totalizando 10h de atividades e teve a orientação de Alexandre Rocha (Sandy) e supervisão do Prof. Esp. Manoel Galdino da Silva e do servidor TAE Me. Antonio Paulino dos Santos, respectivamente autor e co-autor do projeto e dos estudantes do IFAM campus Lábrea: Emily Morais de Amorim, Ruhamah Pacheco da Silva, Fabrício Ferreira do Nascimento, Jordson Cardoso de Castro e Gabriel dos Santos Rabelo.

E, finalmente, foi executada a socialização da pesquisa, em que foram organizados banners sobre os primórdios, a concepção, auge e descontinuidade do FEDAN, construídos a partir das entrevistas e na forma de linha do tempo, o que atraiu a visitação de inúmeras pessoas.

F8.jpgF7.JPG

 

 

 

 

 

Para o estudo não ficar apenas na teoria, tal socialização contou com três apresentações de grupos de dança, como nos velhos (e saudosos) tempos de FEDAN.

Primeiro foi a performance dos alunos do IFAM, partícipes da oficina de dança, que apresentaram o hit de Michael Jackson: They Don’t Care About Us, com a “caracterização do sentido de que não são soldados que marcham para a guerra, mas estudantes que buscam o desenvolvimento educacional, através do caminho do conhecimento” e que após “compartilharem com a comunidade todas as vivências e experiências adquiridas, retornam ao IFAM campus Lábrea para manifestar todo o respeito à instituição”.

F11.JPGF11.1.JPG





Depois foi a vez do Grupo Street Dance, um dos grandes nomes do FEDAN, de 1996 a 2004, trazer a sua apresentação. Eles aceitaram participar do projeto, se reuniram, ensaiaram e deixaram sua contribuição ao projeto e amor explícito à dança. Dançaram ao som de Homens de Preto e de um hit da dance music, inclusive, conforme apresentação realizada, em 1999, em evento preparatório ao FEDAN na danceteria Paradise. Madim, Muca, Sandy, Diego, Pingo, Lucas e Sarney representaram satisfatoriamente a história do Street Dance neste projeto.

F9.JPGF10.JPG






                                                                          F16.jpg

Para encerrar as apresentações, o Grupo Backstreet Dance, liderado por um ex-integrante do grupo New Jackson, maior vencedor do FEDAN, trouxe hits das boy bands Backstreet Boys e N’Sync. Loirinho, Tico, Walker, Josué e Diego agitaram o público e deixaram sua contribuição ao projeto. 

F13.JPGF14.JPG

 

 

 

 

 

O encerramento oficial da III Mostra de Extensão do IFAM campus Lábrea teve os devidos agradecimentos a todos os colaboradores: discentes, docentes, administrativos, terceirizados que colaboraram para a realização deste importante evento, bem como à comunidade que respondeu satisfatoriamente às atividades disponibilizadas, com a presença no evento. 

                 F15.jpg