PIBIC/IFAM – Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Aprovado pela Resolução nº 015-CONSUP/IFAM, de 02 de junho de 2014

Como modo de possibilitar aos servidores pesquisadores interagirem com os alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa, integrados ao ensino e extensão, o IFAM por meio da PPGI criou os Programas de Iniciação Científica PIBIC/IFAM e PIBIC-Jr/IFAM disponibilizando em 2016 o quantitativo de 170 (cento e setenta) bolsas institucionais, ou seja, com recursos do IFAM, e 75 (setenta e cinco) bolsas com agências de fomento (CNPq e FAPEAM), totalizando 245 (duzentas e quarenta e cinco) bolsas relativas ao período 2016/2017, conforme Tabela Abaixo, com o objetivo de:

i) Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;

ii) Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e;

iii) Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

a) PIBIC/IFAM – Programa de Bolsas de Iniciação Científica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica visa o desenvolvimento de projetos científicos tecnológicos aprovados pela Diretoria/Coordenação de Pesquisa de seu Campus com estudantes do Ensino de Graduação que não obtiveram bolsas de órgãos de fomento como FAPEAM e CNPq. Assim, a instituição fortalece o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos e desenvolve atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

b) PIBIC-Jr/IFAM – Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio e Técnico

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior visa o desenvolvimento de projetos científicos tecnológicos aprovados pela Diretoria/Coordenação de Pesquisa de seu Campus com estudantes do Ensino Médio que não obtiveram bolsas de órgãos de fomento como FAPEAM e CNPq.

c) PIBIC/CNPq – Programa de Bolsas de Iniciação Científica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica visa apoiar a política de Iniciação Científica (IC) desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de IC a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de IC é concedida diretamente às instituições. Estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

d) PIBIC-EM/CNPq – Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio e Técnico

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio visa apoiar a política de Iniciação Científica (IC) desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de IC a estudantes do ensino médio e técnico integrado na pesquisa científica.

e) PAIC/FAPEAM – Programa de Bolsas de Iniciação Científica

O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Arraste e solte algum conteúdo aqui.

Arraste e solte algum conteúdo aqui.

Arraste e solte algum conteúdo aqui.

Arraste e solte algum conteúdo aqui.