Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > Da teoria a prática: estudantes aprendem como fazer extração de DNA do morango nas aulas de Biologia.

Notícias

Da teoria a prática: estudantes aprendem como fazer extração de DNA do morango nas aulas de Biologia.

por publicado: 23/10/2017 21h30 última modificação: 23/10/2017 23h41

 Slide1.JPG

A curiosidade é um elemento importante e faz parte do instinto humano, pois, faz com que ele explore o universo ao seu redor, acumulando novas informações às que já possui.  Essa é uma das principais caraterística dos estudantes dos Cursos técnicos de nível médio em Recursos Pesqueiros e Informática, na forma integrada, do Campus Avançado Manacapuru.

A comprovação disso ocorreu neste mês de Outubro, nas aulas de Biologia, programadas e planejadas pelo biólogo Edvaldo Mota, docente responsável pela disciplina. Utilizando materiais simples e de fácil acesso, como: copos de vidro reaproveitado, sal de cozinha, detergente, e, a partir das orientações e atividades em grupos, os estudantes puderam colocar em prática esses ensinamentos, na atividade de extração de DNA do morango e também sobre os conteúdos de núcleo celular e cromossomos.

Essa curiosidade fez da aula uma experiência inovadora para os estudantes, quando na visualização do DNA dos morangos perceberam a apresentação de uma massa transparente. No sorriso pela surpresa esboçado no rosto de cada estudante, o professor se mostrou satisfeito em proporcionar essa experiência em sala de aula. Nas suas palavras o professor apontou que “ O nosso papel é esse, orientar e estimular nossos futuros profissionais, dando condições  e proporcionando vivências teóricas e práticas. E, ainda, perceber como essa atividade provocou atitudes transformadoras, quando eles se mostraram mais entusiasmados e interessados pelo tema”, finalizou o professor.

2.JPG