Cursos de Língua Estrangeira
APRESENTAÇÃO
A ideia de ofertar um curso voltado para o ensino de línguas estrangeiras surgiu da necessidade da comunidade manacapuruense e seu entorno, em ter acesso a um curso de línguas estrangeiras, gratuito e eficaz em sua própria cidade sem precisar se deslocar a Manaus, um curso capaz de atender as mais diversas necessidades pessoais, acadêmicas e profissionais dos cidadãos, à medida que lhes proporcionasse conhecimentos básicos de língua inglesa, espanhola e francesa, com o fim de lhes permitir desempenhar de maneira mais satisfatória suas atividades.
A mobilidade acadêmica é uma das metas a ser atingida através do curso de idiomas, sendo que o conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena e inclusão social. Seguindo esta necessidade atual, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas passa por um processo de internacionalização, e o curso de extensão do Campus Avançado Manacapuru busca contribuir para este processo.
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno as bases necessárias para aquisição das línguas espanhola, inglesa e francesa em nível básico, intermediário e avançado; desenvolvendo e estimulando a capacidade de comunicação tanto no campo da linguagem-saber quanto no da linguagem-expressão a fim de poderem expressar-se de maneira significativa em situações comunicativas reais
Objetivos específicos:
- Compreender e produzir enunciados e pequenos textos na língua alvo;
- Promover o conhecimento da cultura inglesa e espanhola e de expressões próprias destas culturas;
- Conhecer as regras gramaticais básicas da língua estudada e aplicá-las em situações comunicativas reais;
- Aprimorar a expressão oral em diferentes tipos de situações para desenvolver a pronúncia e vocabulário.
PÚBLICO ATENDIDO
O curso de Línguas Estrangeiras é direcionado aos estudantes regulares dos cursos técnicos, aos servidores do CAM/IFAM, Policiais Militares do Estado do Amazonas, aos parceiros do IFAM/CAM, Secretaria Municipal Educação (SEMED), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria de Assistência Social e Promoção Social (SEMAPS) e a comunidade manacapuruense em geral.
No biênio 2015/2016 tivemos um total de 166 participantes nos cursos de língua estrangeira ofertados pelo CAM/IFAM, sendo 70 em língua inglesa, 72 língua espanhola e 24 língua francesa, distribuídos em turmas de nível básico 01 e 02 e intermediário 01 (ilustração 01).
Ilustração 01: Encerramento das atividades dos Cursos de Idiomas 2015/2.
Fonte: Ehnert, Alexandre. 2015
MATERIAL E MÉTODO
- Aulas expositivas, práticas e dialogadas;
- Atividades individuais e em grupos;
- Leitura e interpretação de textos;
- Produção textual;
- Participação ativa e constante do aluno na execução das atividades para a construção do conhecimento.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Ao final dos cursos os alunos foram capazes de compreender e utilizar linguagem simples cotidiana, tanto falada quanto escrita em língua inglesa e espanhola. Já no curso de língua francesa foram trabalhadas as noções básicas e as principais estruturas da língua. Os alunos se mostraram interessados e participativos, sendo que os cursos de língua inglesa e espanhola já se encontram no nível intermediário 1, ainda com os mesmos alunos que ingressaram no nível básico, demonstrando o interesse dos mesmo pelo curso ofertado (ilustração 2).
Não se pode mais pensar uma instituição educacional que preze pela excelência e qualidade do ensino sem a oferta de cursos de idiomas, seja a nível técnico, de graduação ou de extensão, tendo em vista que aprender um novo idioma é uma necessidade dessa sociedade moderna, seja qual for a área de formação do individuo.
O curso foi considerado pelos alunos como um curso acessível, interativo, com enfoque comunicativo e inclusivo, à medida que se mostra capaz de atender às necessidades de comunicação dos cidadãos do município, proporcionando-lhes a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (humano, acadêmico, científico, tecnológico, profissional) e ampliando também seus conhecimentos acerca de outras culturas, competência essa enfatizada hoje como um dos principais eixos do ensino. Dessa forma, percebe-se a relevância e necessidade da expansão do curso no município.
Ilustração 02: Curso inglês básico II
Fonte: Vidal, Janeth. 2016