Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > EXTENSÃO > Programas, Projetos e Ações > 2015 > Arquivos > Pasta_PRONATEC > Cursos de Formação Inicial e Continuada - PRONATEC

Cursos de Formação Inicial e Continuada - PRONATEC

por Marilda Aguiar do Carmo publicado 04/09/2017 14h08, última modificação 04/09/2017 14h13

Coordenadora:

Professora Alciane Matos de Paiva -


Cursos ofertados

Formação Inicial e Continuada em Pescador Profissional Nível 1

Formação Inicial e Continuada em Montador de Computador

Formação Inicial e Continuada em Operador de Computador

Formação Inicial e Continuada em Agente Cultural

Formação Inicial e Continuada em Salgadeiro (Mulheres Mil)

Formação Inicial e Continuada em Atendente de Lanchonete (Mulheres Mil)


APRESENTAÇÃO

O PRONATEC foi instituído pela lei 12.513 de 26 de outubro de 2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional consolidando desta maneira a educação técnica profissional e principalmente mantendo a educação como instrumento de transformação social.

Dentre os cursos ofertados pelo PRONATEC temos os do Programa Mulheres Mil que está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo Federal, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental. Integrado a essas prioridades, o Mulheres Mil tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

PÚBLICO ALVO

Localmente o Campus Avançado Manacapuru do Instituto Federal do Amazonas – CAM/IFAM se apresenta como unidade ofertante do Programa, recebendo demandas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em especial as mulheres participantes do Mulheres Mil.

Nos anos de 2015/2016 foram concluídos dois cursos e ofertados mais quatro pelo PRONATEC sendo: Mulheres Mil – Salgadeiro (18 alunos), Mulheres Mil - Atendente de Lanchonete (14 alunos), Operador de Computador (12 alunos), Montador de Computador (15 alunos), Agente Cultural (20 alunos), Pescador Profissional (POPN1) (18 alunos) totalizando 97 alunos certificados dos 139 matriculados, totalizando cerca de 70% de concludentes.

 PRONATEC_01.jpg

Relação entre alunos matriculados e certificados.

Fonte: Relatórios PRONATEC

 

MATERIAL E MÉTODO

Os cursos foram desenvolvidos de forma presencial, com aulas práticas e teóricas, com carga horária entre 160 e 200 horas. Cada um dos seis cursos ofertados tiveram metodologias próprias, de acordo com a necessidade apresentada por cada tipo de formação, sempre tendo como prioridade a prática acerca do conteúdo e a observância e valorização da vivência dos alunos.

Dentre os cursos podemos destacar o de pescador profissional, pois relacionava a teoria e a prática cotidiana vivenciada por eles. Foi observado o entusiasmo em cada prática, pois apesar da rotina de vida deles ser posta em prática, estudar o detalhe e aperfeiçoar com técnicas e padrão de conhecimento fez com que o seu saber se institucionalizasse como trabalhador profissional, tendo como principais materiais necessários para a realização das práticas são principalmente aqueles usados em suas rotinas, tais como: malhadeira, barco, canoa, extintores de incêndio, cartas náuticas.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Dentre os principais resultados obtidos está a permanência dos alunos nos cursos ofertados, sendo que o de Pescador Profissional foi o que apresentou o maior índice de permanência, com 90% de alunos concludentes.

A metodologia de aulas prioritariamente práticas foi o principal diferencial da capacitação para pescadores, pois relacionava a teoria e a prática cotidiana vivenciada por eles. Foi observado o entusiasmo em cada atividade, onde era possível relacionar suas atividades diárias com o aprendizado de sala, possibilitando assim o relacionamento do saber tradicional com a técnica e permitindo que o seu saber se aperfeiçoasse. Outro ponto a ser destacado é a certificação internacional expedida pela Marinha do Brasil, habilitando este pescador como profissional da pesca não só no Brasil, mas em todo o mundo.

 PRONATEC_02.jpg

Alunos fazendo aula de combate a incêndio

Fonte: PAIVA, Alciane, 2016.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Instituto Federal do Amazonas Campus Avançado Manacapuru conseguiu efetivar a parceria proposta. Esse termo de cooperação técnica serviu para estabelecer forças das entidades com o mesmo intuito que é a formação profissional, resgatando desta forma a autoestima dos beneficiados e lhes proporcionando capacitação profissional.

REFERÊNCIAS

Lei 12.513/2011. Institui o Programa PRONATEC.

Lei 13.019/2014 Estabelece o Regime Jurídico de Parcerias entre instituições e as organizações da Sociedade Civil