Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > Noticias > 2023 > INTERCÂMBIO CULTURAL: IFAM/CAM - ESPANHA

INTERCÂMBIO CULTURAL: IFAM/CAM - ESPANHA

ALUNOS DO CAMPUS MANACAPURU TROCAM EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DA ESPANHA

por publicado: 18/05/2023 12h20 última modificação: 18/05/2023 12h31

Com o objetivo de desenvolver nos estudantes do Campus Manacapuru competências interculturais, foi realizada no dia 04 de maio uma aula online intercultural.

A aula contou com a participação dos estudantes do 2º ano dos cursos integrados em Administração e Recursos Pesqueiros, que trocaram ideias e experiências com os alunos de língua portuguesa do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, da Espanha.

Durante a atividade, os alunos das duas instituições expuseram e dialogaram sobre a história, geografia, gastronomia e outros aspectos culturais de seus respectivos países. Também apresentaram fotos, roupas, cerâmicas, entre outros artefatos que representam seus países.

O objetivo da ação foi, por meio das trocas ocorridas na ocasião, ampliar a visão de mundo e contribuir para a formação cidadã e integral dos alunos.

Segundo as coordenadoras da atividade, esta troca fez-se necessária para desenvolver nos estudantes competências interculturais que facilitarão o convívio e a troca de saberes entre pessoas de diferentes línguas e culturas. O intercâmbio serviu também para promover o respeito às diversidades culturais de Brasil e Espanha.

A atividade foi organizada pelas professoras Ana Paula Salvador Ramos do Instituto Federal do Amazonas; Franciana Ribeiro Sales do Instituto Federal de Sergipe; e Miley Antônia Almeida Guimarães do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca. Também contou com a participação dos professores de língua portuguesa, história e geografia do Campus Manacapuru e de seu diretor Fábio Lima.

Professoras Franciana Sales, na Espanha, e Ana Paula Salvador, em Manacapuru, fazem a abertura da aula intercultural.

Alunos da Universidade de Salamanca, na Espanha, participaram da atividade.

Alunos do Campus Manacapuru expõem sobre o Festival de Cirandas deste município

Alunos da Universidade de Salamanca, na Espanha, apresentam seus festivais folclóricos

Alunos, professores e o diretor do Campus Manacapuru, Fábio Lima, participaram da atividade.