Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > Noticias > 2024 > 1ª EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE BONECAS CIRANDEIRAS DE MANACAPURU-AM.

1ª EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE BONECAS CIRANDEIRAS DE MANACAPURU-AM.

por publicado: 02/04/2024 10h35 última modificação: 05/04/2024 09h40

O pesquisador, doutorando e professor, Gernei Santos, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), realizou nesta terça-feira (19/03) no Campus Manacapuru a 1ª Exposição Itinerante das Bonecas Cirandeiras de Manacapuru, apresentando resultados parciais da pesquisa que desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH UCS), no Rio Grande do Sul, de título: Turismo Flor-esta Amazônia um estudo sobre o ecossistema turístico da Amazônia a partir do reconhecimento da dimensão 'flor-esta' no município de Manacapuru, Amazonas, sob a orientação da Professora e coordenadora do Curso, Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista.

A abertura da Exposição, ocorreu no Auditório do Campus com a participação do Pro-reitor de Administração, Prof. Dr. Fábio Teixeira Lima, do Diretor do Campus Manacapuru, professor Me. Jaidson, estudantes, docentes e representantes da comunidade local.

De acordo com o pesquisador, a exposição  foi idealizada, visando a contribuir para a difusão, a valorização e a reflexão sobre a História, as memórias e os valores identitários na manifestação cultural e Turística da cidade, o Festival de Ciranda de Manacapuru, destacando os personagens: Seu Manelinho, Mãe Benta, Constância, Cupido e Seu Honorato, além de outros itens, como Cirandeira Bela, o Cordão de Cirandeiros e a Porta-cores, os quais destacam a beleza, a alegria e a força como os verdadeiro símbolos da Amazônia.

Festival de Ciranda de Manacapuru é uma festa popular que acontece na cidade de Manacapuru, no estado do Amazonas. O evento é promovido pelas agremiações de ciranda Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, realizado tradicionalmente, no Parque do Ingá. É considerado o segundo maior festival folclórico do estado, atraindo turistas todos anos

Exposição, constituída por 30 bonecas, representa uma parte importante da cultura local e do próprio festival. É também parte essencial da celebração e da preservação da cultura e da identidade da nossa rica região Amazônica, contribuindo também para o desenvolvimento histórico, socioeconômico, educativo e para a valorização do artesanato do município de Manacapuru, Amazonas, Brasil. Assim como a manifestação cultural, que dança, a proposta da exposição é cirandar a cultura da flor pelo mundo.

Importante dizer que em 2023, a pesquisa recebeu prêmio internacional de melhor comunicação na área de ‘Comunicação, Amorosidade e Autopoiese no Turismo’, durante XIV Postgraduate Conference, evento realizado pelo Instituto Politécnico de Lisboa e pela Universidade de Algarve, Portugal.