Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > Noticias > noticias antigas > Programas Integrais 2016.2 - IFAM/CAM

Notícias

Programas Integrais 2016.2 - IFAM/CAM

por publicado: 08/06/2016 17h22 última modificação: 26/11/2016 14h53
Os Projetos Integrais no âmbito da Política de Assistência Estudantil do IFAM são compostos por um grupo de projetos voltados para as suas respectivas linhas de ações: 
Programa de Atenção à Saúde: Visa apoiar ao discente que esteja, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social, com a finalidade de promover o acesso à saúde em regime ambulatorial, incluindo prevenção, tratamento e acompanhamento da comunidade discente. 
Programa de Apoio Psicológico: Visa promover ações de orientação e acompanhamento dos discentes em todos os níveis e modalidade de ensino, com o objetivo de possibilitar o bem-estar psicossocial, colaborando para o desempenho acadêmico, evitando assim, a retenção e a evasão escolar. 
Programa de Apoio Pedagógico: Proporcionar a interligação entre os profissionais de ensino e os discentes, numa perspectiva de construção de uma Educação de qualidade e transformadora, contribuindo de maneira exitosa para a sua a formação profissional e cidadã.
Programa de Apoio a Cultura e ao Desporto: Visa apoiar ao discente que esteja, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social, na participação em atividades culturais e desportivas promovidas pelos campi do IFAM contribuindo para sua formação integral.
Programa de Inclusão Digital: Visa apoiar ao discente que esteja, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social, a ter acesso à inclusão digital seja por repasse direto do valor do benefício ou custeio institucional desse serviço ou linha de ação da assistência estudantil. 
Programa de Apoio aos Discentes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades e Superdotação: Visa apoiar ao discente que esteja, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e que possua algum grau de deficiência ou apresente transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a desenvolver suas atividades educacionais com êxito, garantindo o direito à Educação de forma igualitária, justa e equânime, extinguindo qualquer forma de discriminação ou de obstáculos ao acesso ao processo de ensino e aprendizagem. 
Programa de Apoio Acadêmico a Monitoria: Propiciar uma importante interação entre os docentes e discentes, contribuindo para o aperfeiçoamento constante das práticas pedagógicas e da qualidade do ensino na instituição, bem como, de desenvolver no discente os princípios da cooperação, garantindo a socialização de saberes entre os discentes não apenas na Educação receptiva centrada no professor. O objetivo deste programa é minimizar o número de dependência e de retenções existentes no desempenho escolar ao longo do ano ou semestre letivo.
Poderá candidatar-se aos Projetos Integrais:
I. Discentes que estejam, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, na qualidade de beneficiados, que tenham como foco principal uma das linhas de ações dos Projetos Integrais relacionadas no item 2 deste Edital, contribuindo para a sua permanência e êxito escolar;
II. Docentes e Técnicos Administrativos de Nível Superior, na qualidade de coordenadores, cujas atividades desenvolvidas no campus estejam estreitamente relacionadas com os Programas Socioassistenciais e as linhas de ações dos Projetos Integrais.

EDITAL

ANEXO

Homologação dos Projetos Integrais 2016/02

FOLHA DE AGOSTO PROJETOS INTEGRAIS - 2016

FOLHA DE SETEMBRO PROJETOS INTEGRAIS - 2016

FOLHA DE PAGAMENTO ESPECIAL - referente ao mês de setembro PROJETOS INTEGRAIS - 2016

FOLHA DE PAGAMENTO DE OUTUBRO PROJETOS INTEGRAIS - 2016