Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > Noticias > noticias antigas > Protocolo de Intenções - 1ª Semana de Meio Ambiente

Protocolo de Intenções - 1ª Semana de Meio Ambiente

08/06/2015 - O Campus Avançado Manacapuru do IFAM faz mediação em Protocolo de Intenções de Coleta Seletiva Solidária no Município de Manacapuru, com quatorze propostas.
por publicado: 13/07/2015 23h43 última modificação: 13/07/2015 23h43

A “1ª Semana de Meio Ambiente do IFAM” contribuiu sobremaneira para o despertar da comunidade sobre a situação dos resíduos sólidos em Manacapuru. Como importante resultado, foi assinado um “Protocolo de Intensões” ratificado durante a Mesa Redonda no dia 01 de junho de 2015. A mesa redonda, intitulada “Coleta Seletiva em Manacapuru: limites e perspectivas”, reuniu o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Daniel Guedes, representante da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Marcele de Freitas Lopes, o Presidente da CDL Manacapuru, Sr. Nazareno Batista da Silva, o representante da MPU Recicle, Sr. Valdenir Moraes Batista, representante da Nova Conquista, Sr. José Cardoso Barreto e representante da COOTEPLA, Sra. Maria José da Silva, além da presença dos alunos das quatro turmas do IFAM Campus Avançado Manacapuru e demais convidados presentes no evento.  Após intenso debate, mediado pela cientista social Ma. Lidiane da Silva, foram elaboradas e ratificadas (14) quatorze propostas construídas conjuntamente entre todos os participantes, a saber:

1 - Disponibilização dos diagnósticos atualizados do Plano Municipal de Resíduos Sólidos por parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

1.  2 - O IFAM se compromete a implementar a Coleta Seletiva Solidária no Campus Avançado de Manacapuru além de Estudo, Pesquisa e Extensão acerca da Coleta Seletiva Solidária.
  2.  3 - Realização de Capacitação de separação de resíduos com apoio da MPU Recicle, COOTEPLA e Nova Conquista.
  3.   4 - Capacitação técnica por parte do IFAM para formalização e fortalecimento das Cooperativas e Associações de catadores de material reciclável.
  4.   5 - Atendimento prioritário no Serviço Social do Município de Manacapuru, como Programa Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Saúde.
  5.   6 - Atualização dos cadastros dos cooperativados no CAD ÚNICO, tanto por parte das associações quanto do poder público.
  6.  7 -  A CDL se compromete a inserir em suas pautas de reuniões a temática da coleta seletiva solidária, buscando a sensibilização dos associados.
  7. 8 -  A população demanda a instalação de lixeiras para coleta seletiva em diversos pontos do município, além da continuidade das discussões acerca da temática coleta seletiva solidária ao longo do ano, e não somente em datas tópicas.
  8.  9 -  Criação de ambientes virtuais que fomentem a entrega voluntária de resíduos recicláveis por parte da comunidade, a ser realizado pelos alunos de informática do IFAM.
  9. 10 - Compromisso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em capacitar e sensibilizar continuamente os profissionais envolvidos no serviço de coleta de resíduos sólidos.
  10. 11 - Criação e identificação de Pontos de Entrega Voluntária em frente das Cooperativas e Associações de catadores de materiais recicláveis.
  11. 12 - Catadores demandam remuneração pelos serviços prestados a sociedade.
  12. 13 - A COOTEPLA disponibiliza acesso ao galpão de coleta para pesquisa e visitação.
  13. 14 -  Organização de uma Caminhada pelo Meio Ambiente pelo IFAM em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Município.

O Protocolo de Intenções representa um primeiro passo em busca de soluções para os limites da implementação da Coleta Seletiva no Município de Manacapuru. O documento será levado para a Defensoria Pública e será validado para, posteriormente, ser concretizado. Espera-se com esse documento, que os diferentes setores da comunidade manacapruruense, com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e IFAM/Manacapuru desenvolva ações que busquem destinos mais adequados aos resíduos sólidos gerados no município, de forma que as Associações de Catadores sejam beneficiadas e o próprio meio ambiente.

altalt