Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Abertura da 1ª Semana da Agricultura Familiar e Semana Nacional do Alimento Orgânico em Maués

Notícias

Abertura da 1ª Semana da Agricultura Familiar e Semana Nacional do Alimento Orgânico em Maués

No dia, 08 de agosto de 2018, no auditório do IFAM Campus Maués, das 18h30 às 21h30, ocorreu o cerimonial de abertura da Semana.
publicado: 17/08/2018 16h55 última modificação: 17/08/2018 17h11

O evento tem por objetivo mobilizar e divulgar o consumo dos produtos locais, bem como a valorização e melhorias de vida do agricultor familiar no campo. A programação da Semana irá abordar temas como práticas alternativas de cultivo, sistemas de produção sustentáveis, alimentos mais saudáveis e a organização social para produção e comercialização.

Estavam presentes no evento agricultores, alunos, professores, os representes das parcerias envolvidas na realização da Semana, tu’isa e alunos da área indígena do rio Marau, entre outros seguimentos da comunidade de Maués.

Como uma forma de valorizar a cultura local, o grupo Os Gambazeiros de Maués organizado pelo Mestre Barrô fez a tradicional apresentação musical com instrumentos do artesanato caboclo.

Os representantes dos segmentos da agricultura familiar de Maués expuseram seus objetivos e anseios na luta para o fortalecimento da agricultura familiar em Maués. A Senhora Maria do Rosário socializou o esforço de sua comunidade para manter ativa e produtiva a agricultura. O Senhor Josibias Alencar, tu’isa da etnia Satere Mawe da Ilha Michiles, realizou um comovente discurso sobre a tradição do cultivo do guaraná pela etnia, expôs sua alegria em participar desta Semana, juntamente, com os alunos do Curso Proeja em Agroecologia realizado pelo Instituto Federal do Amazonas Campus Maués dentro da área indígena.

O senhor Erik Brosler, representante da Aliança Guaraná de Maués, registrou que este momento é fortalecimento da agricultura familiar local e pautou a importância de todos os parceiros, que unidos, contribuem com os produtores locais. A professora Melissa Michelot Veras expôs sobre Semana de Alternância dos alunos indígenas com a formação voltada para a agricultura tradicional e o conhecimento científico.

Estavam presentes na mesa da solenidade de abertura o Diretor Geral de IFAM Campus Maués, professor Elias da Silva Souza que enfatizou a necessidade de ações de plantio de alimentos mais saudáveis para o consumo da merenda escolar de nossos alunos e da comunidade de Maués; o representante do prefeito Carlos de Oliveira Júnior pautou que a prefeitura está sempre apoiando este seguimento; A representante da Ambev Senhora Miriam Frota parabenizou todos os presentes e o trabalho que tem desenvolvido propõe minimizar os impactos negativos e fortalecer as ações positivas nas produção agrícola; O gerente do IDAM, Senhor Frank Gadelha explicou que tem  grande preocupação em valorizar práticas de alimentos orgânicos e que o IDAM tem apoio nas comunidades rurais do município.

O Representante do IDESAM Erik Marotta Brosler; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais  Senhora  Maria Itanildes  Barbosa e Representante do Conselho de Produtores da AGM Senhora Maria do Rosário; O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Municipal –  Luizinho Canindé; O secretário da SEPROR-Maués  Senhor Edmundo Costa e  Secretário da SEPROR-Maués  Senhor Edmundo Costa compartilharam dos mesmos anseios e ações para o fortalecimento da agricultura familiar e a produção de alimentos mais saudáveis na mesa dos cidadãos de nossa comunidade.

Em seguida, as alunas do curso de Agroecologia Indígena socializaram suas experiências  como jovens do campo. O Tu’sas, Josebias fez uma atividade musical com as alunas da comunidade cujo tema trata da Agroecologia na área indígena.

Houve o encerramento com coquetel de alimento nativos como cará, banana frita, bolo de macaxeira, macaxeira cozida, entre outros.

No segundo dia (09/08/2018) houve o Intercâmbio no Mutuca Local na Comunidade São Raimundo do Mutuca.

Este Intercâmbio tratou sobre as práticas sustentáveis com alunos, agricultores e técnicos. A saída ocorreu no porto da Igreja Matriz. Na comunidade ocorreu o Intercâmbio Rural das vivência na Comunidade do Mutuca com dinâmicas e temas por grupo (Criação agroecológicas de animais - peixes, aves e abelhas nativas-, manejo da vida e fertilidade do solo; e plantio e manejo das culturas agrícolas e florestais. 

O Diretor Geral, Elias da Silva Souza declarou que “O intercâmbio sobre práticas sustentáveis de produção com os alunos, agricultores. Evento este  realizado pelo IFAM/CMA e entidades parceiras e Aliança do Guaraná em Maués mostra o quanto é importante ir ao campo e pode contribuir com conhecimento técnicos e contribuindo com as práticas tradicionais.”

No terceiro dia (10/08/2018) na área agrícola do  IFAM Campus Maués ocorreu as Oficinas práticas, entres elas: Oficina de Derivados da Macaxeira; Oficina de “Composteira” doméstica e campo, aproveitamento dos resíduos orgânicos – Técnicos do IFAM e Zacarias; Oficina de Biofertilizantes – Eric e Melissa; Oficina Círculo de Banana – destinação de águas cinzas (água da pia, máquina de lavar e chuveiros) – CFR e estudantes do IFAM; Oficina de qualidade e padronização dos produtos comercializados; Oficina de Medicinas Naturais (plantas e outros materiais)- Paty Mama Ekos; Oficina Biodigestor (Professoras Maria Muniz, Isabela e estudantes docurso de Meio Ambiente IFAM) e Oficina para fabricação de caixa entomológica (José Aragão - Técnico IFAM)

Neste dia correu também o Relatos de experiências com o mesmo descritos abaixo:

Mesa 01 (Mediador Eric)

  • Piscicultura no Paracuni – Jóca e comunitários
  • Sistema bifásico de piscicultura - Paulo
  • Perspectivas para Quelonicultura - Anndson
  • Piscicultura e comercialização em Maués - Valmor

Mesa 02 (Mediador Danilo)

  • Período Crítico de Competição das plantas daninhas na guaranicultura - Roosevelt
  • Saúde do solo dos guaranazais - Melissa
  • Consórcio com o guaraná - Ver com Embrapa
  • Controle de tripes com homeopatia - Homeopatia Brasil

Mesa 03 (Mediador Melissa)

  • Experiências da horta mandala/PAIS em Maués e região - Danilo
  • Experiências de agrofloresta no Amazonas -  Eric
  • Casa Familiar Rural - Neto

Mesa 04 (Mediador Adilson)

  • AAFAU - José Cristo
  • Consorcio Sateré - Sidnei Michiles
  • Coopermaués - Mateus
  • ASTAMUS -

Mesa Redonda: Politicas Públicas  (Mediador Eric)

  • Condições de acesso ao crédito rural (IDAM, SEPROR, Sindicato, BASA, Banco do Brasil, Associações, Colônia dos pescadores)
  • Participação em compras institucionais (SEMED, IFAM, SEDUC, Hospital/SEMSA, nutricionista da prefeitura, SEPROR, Prefeitura, Conab, ADS, Valmor, agricultores)
  • Políticas atreladas a redução dos agrotóxicos (IDAM, SEDEMA, SEMSA, SEPROR, ADAF, FVS, Anvisa, Comissão agricultura da Camara, BASA, Banco do Brasil, REMA, Fórum MPF, etc)

 

No dia, 11 de agosto de 2018, ocorreu a Feira Comemorativa na Feira do Produtor de Maués.

As atividade desenvolvidas em barraca temáticas, entre elas:  Barraca aos Produtores; Stand / Barraca instruções em geral (IDAM, SEPROR Maués, EMBRAPA); Stand / Barraca instruções de financiamento (BASA e Banco do Brasil); Stand / Barraca da Indicação Geográfica do Guaraná de Maués; Stand / Barraca Preparo e disponibilidade de alimentos locais e aproveitamento; Stand / Barraca de Troca de sementes e mudas; Stand / Barraca da Saúde e Arte e Palco de Apresentação Musical (Ekos Mawé, Mestres do Gambá e tambores da floresta). A SEPROR/Maués ficou responsável pelas barracas e cadeiras.

Houve degustação de alimentos regionais para os visitantes e os cidadãos que estavam comprando seus alimentos na feira local que ocorre aos sábados pela manhã.