Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Alunos do IFAM/CMA participam de projeto de Extensão no Rio Maués-Açu e Uraria

Notícias

Alunos do IFAM/CMA participam de projeto de Extensão no Rio Maués-Açu e Uraria

Alunos no curso de Meio Ambiente em atividade de campo no Rio Maués-Açu e Uraria
por Marilda Aguiar publicado: 08/07/2016 12h05 última modificação: 08/07/2016 12h05
Show image carousel De Afrânio de Lima

De Afrânio de Lima

No período de 25 a 26/06, os alunos do Curso de Meio Ambiente 2o Período/2016, forma subsequente, do IFAM/CMA em parceria com a Igreja Católica no Retiro Paraíso, participaram da atividade de campo da disciplina de Recurso Hídricos, coordenada pelo Prof. MSc. Afrânio de Lima Carvalho, com a finalidade de analisar e comparar a fitofisionomia da mata ciliar e as características físicas e biológicas dos rios de água preta (Maués-Açu- Lago da Comunidade São José do Igapó), água branca (Urariá) e o furo Maués- Miri (água branca e Preta), no qual foi mensurado as zonas fótica e afótica, profundidade, largura, temperatura e oxigênio dissolvido dos mananciais supracitados. Além disso, foi observado a presença de macrófitas aquáticas, fitoplânctons e zooplânctons na lâmina d’água e na coluna da zona fótica. Esses dados são importantes para verificar a boa qualidade da água, a diversidade da biota aquática e da flora marginal dos rios e lagos de igapó e várzea. As atividades desenvolvidas tiveram o intuito de identificar possíveis potenciais econômicos e sociais que poderão ser desenvolvidos nas comunidades.

 Destacamos ainda, a visita de extensão realizada na Fazenda Dois Unidos a margem esquerda do rio Urariá de baixo, onde os alunos fizeram perguntas ao Sr. Eduardo (trabalhador rural), sobre a influência sazonal do rio na criação de bovinos na várzea e as peculiaridades do dia-a-dia dos trabalhadores na Fazenda.  

 Nas instalações do Retiro Paraíso foi realizado o plantio de 25 mudas de açaí tipo Jussara, abil e jenipapo. Essa atividade teve como objetivo demonstrar o processo de abertura, fertilização, distância adequada das covas. A introdução de unidades biológicas na fase adulta servirá de proteção ao solo exposto às intempéries naturais.

 Finalizando, aproveito a oportunidade para agradecer ao Pe. Dorival Gomes Nascimento por ceder o espaço Paraíso, na qual foi utilizado como base (alojamento) para as atividades de campo, também agradeço, ao Sr. Eduardo, as Sra(s). Rossi e Ilza pelas as iguarias gentilmente servidas nas refeições, ao Lucas (funcionário do retiro paraíso) pelo apoio, ao aluno Heverton “assistente” incansável nas aulas práticas e aos alunos do Curso de Meio Ambiente 2o período que participaram ativamente de todas as atividades. 

Texto: Afrânio de Lima Carvalho e Ana Sales Dibo

registrado em: