Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Caravana de Maués participa do I Congresso Amazonense de Meliponicultura em Manaus

por José Aragão Cardoso Neto publicado: 01/11/2022 14h38 última modificação: 01/11/2022 14h47

Um grupo formado por produtores, estudantes, professores, extensionistas e profissionais da agricultura representaram Maués no I Congresso Amazonense de Meliponicultura, realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2022.

Foto 1.png

O evento, que trata sobre a criação de abelhas nativas sem ferrão, teve como tema central “Profissionalização com sustentabilidade” e contou com participantes de vários municípios do Amazonas e de vários estados do Brasil, definitivamente um evento de projeção nacional, aguardado há muito pelos profissionais do setor.

Foto 3.png

A rica e intensa programação do evento contou com palestras, oficinas, exposições, concurso de mel e de inventos. As atividades foram marcadas por discussões atuais, de alto nível, com renomados pesquisadores e empreendedores da área, que compartilharam os resultados de seus trabalhos. A feira, realizada no pátio das Faculdades de Agronomia e Farmácia, apresentou uma belíssima gama de méis, própolis, pólen, colônias de abelhas e itens da meliponicultura para demonstração, degustação e venda.

A caravana Mauesense teve a oportunidade de assistir às apresentações, fazer contatos, trocar experiências e divulgar a meliponicultura do município, destacando o potencial da produção do mel e dos demais produtos das abelhas nativas.

Foto 4.png  Foto 5.png

Foto 6.png

Foto 7.png  Foto 8.png

Anderson Guimarães e Josimar Alencar, membros da caravana, estudantes do curso técnico em Agroecologia Sateré-Mawé do IFAM, representantes da região do baixo rio Marau, Terra indígena Andirá-Marau, disseram que aproveitaram ao máximo a oportunidade de chegar até o congresso. O evento foi importante para absorverem mais conhecimento sobre a meliponicultura, algo que é importante para o povo Sateré-Mawé; eles destacaram que pretendem colocar o conhecimento em prática e contribuir com os meliponicultores da Terra indígena Andirá-Marau. Os estudantes manifestaram o desejo de participar do próximo congresso e interagir, buscar espaço, expor os produtos e compartilhar conhecimento sobre as abelhas.

Foto 9.png

Sr. Claudomiro Souza, que é criador de abelhas e produtor de guaraná em Maués, agradeceu a todos que se dedicaram a organizar a caravana, aos apoios financeiros para que os fizeram chegar lá; destacaram que as oficinas e palestras foram excelentes, que puderam conhecer ideias novas e perceber que há muito a ser desenvolvido. “Digamos que o gigante acordou para nós de Maués, vamos à luta”, disse o produtor.

O técnico do IDAM, Éder Queiroz, afirmou: “para o IDAM de Maués, a participação no I CAM foi de suma importância para alinharmos ações e atualizarmos procedimentos com os demais órgãos de extensão, pesquisa e com as próprias caravanas de produtores rurais para entendermos como fazer a meliponicultura do Amazonas dar certo, tomar notoriedade, expandir de forma que beneficie as(os) meliponicultores do AM; o I CAM é o ponta pé inicial para mudar a realidade da Meliponicultura em Maués; a expectativa para buscar a regularização dos criadores é enorme e vamos trabalhar firme para reverter o quadro, sair do anonimato e nos tornarmos referência, integrando fortemente o selo de Indicação Geográfica do Mel de Boa Vista do Ramos, que está em fase de consolidação”.

Eric Brosler do meliponário Epicentro Agroflorestal, na região do rio Paricá, também integrante do grupo, foi premiado com o 3º lugar no concurso de mel, com mel da abelha canudo (Scaptotrigona Nigrohirta) criada em plantio de guaraná, evidenciando a altíssima qualidade do mel de Maués.

Foto 10.png

O coletivo de Maués se juntou a outras caravanas de outros municípios para participar da reunião da REDEMEL, uma rede que congrega diversos meliponicultores e profissionais, criada em 2018, que teve como objetivo a criação da Associação REDEMEL. O encontro definiu o estatuto e elegeu a diretoria, tendo entre seus conselheiros um representante de Maués, o meliponicultor e médico veterinário Bruno Negreiros.

Foto 11.png

Foto 12.png

A caravana Mauesense foi construída através de empenho coletivo dos meliponicultores e apoio financeiro do SEBRAE, que financiou as passagens fluviais de ida de 5 produtores, do IDAM, que realizou a inscrição no evento de todos os integrantes, de uma rifa beneficente que arrecadou recurso para pagar 5 passagens fluviais de retorno e metade dos gastos de alimentação de 5 participantes, e do IFAM que arcou com metade das despesas do professor Danilo Machado.

Texto: Danilo Machado.

Revisão: Julieane Bulla, Adriano Didonet.