Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Comunidade São Raimundo do Mutuca recebe alunos do IFAM para aula de campo

Comunidade São Raimundo do Mutuca recebe alunos do IFAM para aula de campo

A comunidade São Raimundo do Mutuca, localizada na zona rural de Maués, margem direita do Paraná do Urariá, foi o local escolhido para receber alunos dos cursos de Agropecuária (2º ano - integrado) e Recursos Pesqueiros (PROEJA e Subsequente) para um dia de aulas práticas interdisciplinares.

A comunidade, que possui apenas 10 anos de criação, vem se destacando nas atividades agrícolas no munícipio. Entre as principais estão o cultivo de mandioca, macaxeira, milho, feijão, cará, hortaliças e fruteiras em geral, a pesca tradicional, a produção de farinha, a criação de aves e caprinos, a piscicultura e a meliponicultura.
por publicado: 31/05/2018 20h05 última modificação: 31/05/2018 20h06

Os agricultores da localidade são parceiros do IFAM campus Maués e já receberam alguns projetos de pesquisa e extensão de professores do Instituto, como a o Sistema bifásico para produção de peixes, a conservação e manejo de quelônios, a Horta Mandala e os ensaios experimentais com arroz de sequeiro. Esta parceria tem integrado a comunidade ao Instituto, o que tem viabilizado importantes ações, como esta atividade prática.

Inicialmente, os alunos visitaram a área experimental da piscicultura familiar bifásica, onde o professor Paulo Adelino, responsável pelo projeto, expôs os detalhes do sistema. Segundo ele “este sistema é uma inovação no setor piscícola do estado, que é composto predominantemente por pequenos produtores. A ideia é produzir peixe, em pequena escala, com insumos regionais e corpos de águas intermitentes existentes, utilizando equipamentos e processos acessíveis ao pequeno produtor, diferente dos sistemas convencionais que são baseados em insumos externos e equipamentos pesados”. Em seguida, foi realizada a turnê guiada pelos Agricultores, acompanhado pelos professores Gustavo Colombo, Danilo Machado e Izaquiel Mateus Gomes.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o meliponário, o roçado, os plantios experimentais de arroz, a horta mandala, o tanque de criação de quelônios, os canteiros de hortaliças, as estruturas para criação animal e um Sistema Agroflorestal. As visitas às diversas zonas de produção se tornaram importantes espaços de discussões entre professores, alunos e agricultores, debatendo a teoria abordada em sala de aula e o conhecimento tradicional do campo.

Para a aluna Lúcia Helena Negreiros Souza, a atividade foi de grande valia para sua formação como futura Técnica em Agropecuária. “É muito importante para nós essa vivência de campo, pois assim conseguimos ver a realidade dos produtores locais, e colocar em prática aquilo que é estudado em sala de aula”, conclui a estudante do IFAM/CMA.

O dia foi finalizado na estação de piscicultura comercial em tanques rede do Sr. Valmor Venâncio, parceiro do IFAM e dos cursos ligados ao Eixo de Recursos Naturais do campus Maués.

Autor: Prof. Danilo de Oliveira Machado; Prof. Gustavo A. Colombo; Prof. Paulo Adelino

Fotos: Danilo de O. Machado; Izaquiel Mateu G. Macedo.