Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Festival Literário “Autos da Moralidade e dos Bons Costumes”

Festival Literário “Autos da Moralidade e dos Bons Costumes”

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2018, iniciou no auditório do IFAM/CMA o Festival Literário “Autos da Moralidade e dos Bons Costumes” coordenado pela professora Chiara Reis.
publicado: 02/10/2018 17h12 última modificação: 02/10/2018 17h13

O Festival contou com seguinte programação:

Iniciou com a turma de ADM 1 que realizou o teatro crítico da obra O Auto da Barca do INFERNO,

No dia 20/09/2018, a turma de AGRO 1 encenou a obra O Auto da Barca do Purgatório.

No dia 21/01/2018 a turma de INFO 1 apresentou o teatro da obra O Auto da Compadecida.

Segundo a professora Chiara reis o Auto é uma composição dramática que, comumente, refere-se à religiosidade, composição alegórica ou satírica em voga nos XV e XVI, de cunho místico, pedagógico ou moral. Nele a Teologia e a Literatura se entrelaçam ao exporem a vida humana em suas mais variadas maneiras de ser, no que diz respeito à conduta moral e ética, bem como à cultura.

Com o objetivo de fazer uma leitura crítica das obras apresentadas, bem como um paralelo do teatro medieval de Gil Vicente e o contemporâneo de Ariano Suassuna.

A atividade esteve sobre a responsabilidade das turmas de primeiros anos de Administração, Agropecuária e Informática.

Durante os três dias o evento contou ainda com a participação dos alunos do 9º Ano da Escola São Pedro através do Projeto de Extensão “Uma viagem ao mundo da artes, uma reflexão sobre a rica herança da miscigenação e trocas culturais  das tradições afro-brasileiras e indígenas” coordenado pela professora Vilma Serra.

Vale ressaltar que não se pretendeu defender um conceito de céu, inferno ou salvação em que se fundamenta o pensamento soteriológico dos autores, mas sim mostrar o pensamento e a função crítica que a literatura pode oferecer através de uma obra.

O Festival Literário foi de grande repercussão entre alunos e professores, por isso parabenizamos a professora Chiara e seus alunos pela iniciativa de atrelar o ensino de  literatura à forma artística e interativa na construção de conhecimento. Vale destacar que os alunos dos 9º anos da E.E São Pedro estão ansiosos para que ocorra o lançamento do Processo Seletivo, pois sentiram-se motivamos para estudar no IFAM/CMA.