Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Início das oficinas do Projeto de extensão Práticas Culturais e Construção Étnica Sateré-Mawé coordenado pela professora Vilma Serra

No dia 10/10/2017, no turno vespertino, na sala 03, da Universidade Estadual do Amazonas, ocorreu a primeira oficina de LIBRAS com o professor MsC. Maxiliano Barros sobre o tema: Práticas Culturais do sujeito surdo Sateré-Mawé.

A segunda etapa deste projeto pretende continuar as ações da formação continuada aos docentes da área indígena e da cidade de Maués, e neste ano, temos também como público alvo os acadêmicos da Universidade Estadual do Amazonas. Os temas estão ligados às práticas culturais da Etnia Sateré-Mawé, com o intuito de fortalecer a prática pedagógica dos professores tanto da área indígena do rio Marau como também da sede do município.
publicado: 18/10/2017 16h37 última modificação: 18/10/2017 16h52

Confira abaixo os temas que serão trabalhados nas oficinas e o professores colaboradores:

Professor de LIBRAS MsC. Maxiliano Batista Barros: Práticas Culturais e Étnicas do sujeito surdo Sateré-Mawé.

Professor MsC. Rômulo de Ribeiro Machado: Como a etnia Sateré-Mawé e vista pelos moradores de Maués / A História e a Cultura Sateré-Mawé.

Professor Dr. Vanderlei Stefanuto: Noções básicas de Elaboração de Projeto de Pesquisa / Princípios básicos de Agroecologia.

Professor MsC. Carlos Dinely Esteves: Noções básicas de Antropologia e Processo de colonização na Amazônia.

Professor MsC.  Elias Souza: A identidade de Maués.

Equipe multidisciplinar: Ana Viana e Renildo Santos: Nutrição, assistência social e saúde na realidade de Maués: uma reflexão sobre essas práticas.

Professora MsC. Socorro Libório: Produção textual, gênero: relato de experiência.

Professora MsC. Darlane Saraiva: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: Práticas educacionais     possíveis.

Professor MsC. Carlos Dinely Esteves: Noções básicas de Antropologia / Processo de colonização na Amazônia.

Professor MsC. Luiz Carlos: Consequência da poluição.

Professores: MsCs. Ana Sales Dibo e Afrânio Carvalho: Contexto socioambiental Sateré-Mawé.

Professora Mestranda Vilma Serra: Produção textual, gênero (resumo expandido).

No final do projeto os participantes receberão um certificado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas através da Pró-Reitoria de Extensão e da Universidade Estadual do Amazonas – UEA com caga horária de 80h.

Os professores e acadêmicos que realizaram as oficinas no ano de 2016 e os que estão cursando neste ano de 2017 terão a oportunidade de participar 2ª Etapa do Seminário Maués Sustentabilidade promovido pela UEA com atividades de: (comunicação oral, mesa redonda e participação como ouvinte), com carga horária de 20h. Para este seminário será publicado o Edital para submissão de resumo expandido para o candidato que pretende realizar a comunicação oral ou a mesa redonda sobre temáticas das oficinas, estes candidatos terão seus trabalhos publicados nos anais do Seminário.

Autoria: Vilma de J.A. Serra.

registrado em: