Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > OFICINA: MATEMÁTICA NA COZINHA OCORREU DURANTE A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT

Notícias

OFICINA: MATEMÁTICA NA COZINHA OCORREU DURANTE A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT

No dia 24/10/2017, das 13h45 as 17h20, na cozinha do IFAM/CMA a nutricionista Ana Viana que é colaboradora do Projeto Práticas Culturais e Construção Étnica Sateré-Mawé realizou uma oficina com os professores da rede pública, acadêmicos da UEA e alunos do IFAM.
por publicado: 30/10/2017 07h46 última modificação: 30/10/2017 07h51

A oficina Matemática na cozinha teve por objetivo demonstrar que a alimentação natural, alimentos não industrializados e sem agrotóxicos, são alimentos menos calóricos e possuem nutrientes importantes para o adequado funcionamento do organismo, além de ser de custo baixo por serem alimentos comuns em quintais e terrenos, ou seja, acessíveis, mas pouco consumidos pelo desconhecimento de como deve ser utilizado pela população em geral.

Os ingredientes utilizados nas preparações foram o caju, taioba, folha de ora-pro-nobis e açaí, dentre outros. Todos são alimentos ricos em fibras, vitamina complexo B, proteínas e minerais.

Abaixo segue a descrição, resumida, do cardápio que foi trabalhado com os participantes:

1 - Pizza com recheio de “carne” de caju;

2 - Pasta de berinjela;

3 – Creme de ricota com Ora-pro-nobis;

4 – Creme de taioba;

5 – Leite de amendoim;

6 – Macarrão de vegetais com molho de açaí.

Nossa equipe e os participantes da oficina produziram os alimentos e ofereceram ao público para degustação, tivemos 80 % de aprovação.

Autoria: Ana Viana

registrado em: