Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Professores e estudantes do IFAM Campus Maués desenvolvem sistema de piscicultura de baixo custo aplicado a ambientes Amazônicos

No sábado dia 18/08/2018 aconteceu uma atividade de ensino, pesquisa e extensão com professores e estudantes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do IFAM-CMA.
por publicado: 17/09/2018 11h18 última modificação: 17/09/2018 11h19

Na oportunidade, foi realizada a biometria final do projeto de pesquisa intitulado “Desempenho e qualidade de carcaça de tambaqui criado em sistema de baixo custo”, que somado a outros projetos fazem parte da linha de pesquisa de Aquicultura familiar dos professores Paulo Adelino e Anndson Brelaz. O primeiro, como coordenador de projeto PADCIT de Inovação do IFAM, desenvolveu o sistema de criação em ambientes intermitentes e estuda a produção com equipamentos e rações artesanais, o segundo estuda alternativas de processamento e agregação de valor para peixe produzido e a inclusão de outras espécies aquícolas no sistema.

Psicultura 1

Neste dia, os futuros técnicos em Recursos Pesqueiros puderam vivenciar práticas interdisciplinares, como: despesca; biometria; abate, resfriamento e retirada de espinhas de pescado. Sem contar com a excelente experiência de degustação do peixe produzido no sistema bifásico. Segundo o relato dos professores “a ideia é realizar novos estudos relacionados a capacidade de produção desses sistemas e inovar também nas formas de comercialização e processamento do tambaqui. Por ser produzido com uma grande variedade de alimentos e em baixas densidades acredita-se ser um produto diferenciado”. Parte dos dados de pesquisa relacionados aos projetos do NUPA NORTE 1 Subcoordenação Maués serão apresentados em 4 trabalhos, dois banners e dois orais, no Congresso Aquaciência 2018 realizado em setembro na cidade de Natal-RN.