Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > Segundo ano de Administração em Sessão na Câmara dos Vereadores de Maués

Segundo ano de Administração em Sessão na Câmara dos Vereadores de Maués

Por Nadiely Almeida e Sarah Rodrigues*

Câmara Municipal de Maués recebe visita técnica realizada pelos alunos do curso ADM2.
publicado: 01/09/2015 16h50 última modificação: 01/09/2015 17h36

Os alunos do 2° ano de Administração IFAM – Campus Maués, fizeram, no último dia  13 de agosto, uma visita técnica à Câmara Municipal de Maués, onde participaram de uma  sessão presidida pela Vereadora Ana D’Carli e com a presença de 11 vereadores dos partidos PT, PSD, PMDB, PSDC. Na sessão, foram discutido assuntos de fundamental importância para o desenvolvimento e manutenção do município, tais como a questão do lixo que está tomando conta das nossas ruas e estradas, inclusive o lixo hospitalar e os condicionadores de ar do Hospital Dona Mundiquinha. Os alunos do 2° ano de Administração do IFAM-CMA constataram que a Sessão foi essencial para conhecerem a realidade da Administração Pública de Maués e os atuais vereadores, o que pode proporcionar uma melhor escolha de nossos representantes no futuro.

*Discentes do 2º ano do Curso Técnico em Administração na forma Integrada

Conhecendo o poder legislativo

Conhecer os poderes constituídos é fundamental para entender o papel do estado enquanto provedor das necessidades sociais e defensor do direito individual e coletivo.

A presença dos alunos do 2º Ano do Curso de Administração na Forma Integrada do IFAM campus Maués despertou a atenção dos vereadores presentes na sessão do dia 13 de agosto, na Câmara Municipal de Maués. Segundo eles, “os alunos de todas as escolas são bem vindos às sessões da legislativo para conhecer o poder e como atua em benefício da sociedade mauesense”. A vereadora Ana D’ Carli, presidente da Câmara, em sua fala explicou como funciona o poder legislativo, sua composição atual e seu papel para o desenvolvimento do município. Explanou sobre a composição das bancadas parlamentares e seus interesses.

A recepção dos alunos foi feita pelo setor de comunicação da Câmara que preparou palestra sobre o poder legislativo, proferida pelo servidor Dudu Garcia que evidenciou o funcionamento do poder e como suas decisões afetam a sociedade.

Dudu Garcia explicou que as sessões são divididas pequeno expediente, grande expediente e ordem do dia. Também esclareceu as funções da Câmara Municipal que são legislativa, fiscalizadora, julgadora e administrativa e apresentou aos presentes os termos utilizados nas sessões.

Coordenação de Comunicação Social - IFAM - Campus Maués

Alexsander Silva.