Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > IFAM CAMPUS PARINTINS CONCLUI SEQUÊNCIA DE AULAS PRÁTICAS DO “CURSO DE MEIO AMBIENTE” EM COMUNIDADES DO INTERIOR.

As aulas práticas foram realizadas nas comunidades de São Pancrácio e Paraná do Espírito Santo, com a turma do II módulo de Meio Ambiente, sob a responsabilidade dos professores Kildery Alex, Fabíola Almeida e Marcelo Rocha, contou, também, com a colaboração do Técnico em Agropecuária Elias Costa.
por publicado: 26/12/2016 13h44 última modificação: 26/12/2016 13h57

Período de Atividade:

No período de 24 e 25 de setembro na Comunidade de Paraná do Espírito Santo.

No período de 3 e 4 novembro na comunidade de São Pancrácio.

Foram realizadas atividades de aulas práticas e visitam as comunidades, nas quais foram realizadas oficinas envolvendo os estudantes e os comunitários.

A aula se desenvolveu com os objetivos de:

-Conhecer os processos produtivos da comunidade.

-Realizar trabalho de educação ambiental.

-Conhecer os programas de conservação realizados na comunidade.

De acordo com a Professora Fabíola:

“Todas as atividades foram realizadas com sucesso, pois as ações dentro das comunidades são fundamentais por permitir ao aluno vivenciar as dificuldades que os produtores enfrentam e tentam solucioná-las de acordo com a disponibilidade de recursos disponíveis na própria comunidade.

Isso é importante porque o aluno não simplesmente coloca em prática algo pronto, estabelecido em teoria, mas faz com que ele adapte ou mesmo melhore o que foi proposto de acordo com cada realidade.

Para a comunidade é essencial por mostrar que não é necessário muitos recursos externos para se obter melhoria significativas, para a região é interessante porque cada comunidade trabalhada acaba se tornando um polo de distribuição das técnicas aprendidas para as outras comunidades”.