Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > IFAM realiza ação ambiental na Praia de Itaracuera

IFAM realiza ação ambiental na Praia de Itaracuera

Na ação ambiental foram retirados aproximadamente 200 kg de resíduos sólidos descartados de forma inadequada pelos usuários da Praia de Itaracuera.
publicado: 27/08/2021 18h24 última modificação: 27/08/2021 18h24

Nos dias 20 e 21 de agosto, último passado, o IFAM Campus Parintins juntamente com a Colônia de Pescadores Z-17, desenvolveu uma ação ambiental de limpeza na Praia de Itaracuera, no Rio Uaicurapá.

A atividade prática conjunta foi coordenada pelo Prof. Kildery Alex Freitas Serrão, Coordenador de Extensão do IFAM Parintins, Coordenação de Meio Ambiente, Prof. Arqleydsson Pinheiro com apoio da Profa. Dra. Vera Da Silva Marinho e do Consultor da Colônia Marcos Da Luz.

A ação foi desenvolvida pelos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente que observaram a necessidade de se fazer sensibilização ambiental direcionada aos usuários desse recursos natural frente aos descarte inadequado dos resíduos sólidos na Praia de Itaaracuera.

Foram retirados mais de 200 (duzentos) kg de resíduos sólidos da praia, tais como: sacolas plásticas, restos de carvão, garrafas de vidros inteiras e quebradas, garrafas pet, latas de alumínio de cervejas e refrigerantes, fraudas descartáveis, recipientes de quentinha e muitos outros.

A ação ambiental de retirada dos resíduos sólidos da praia foi acompanhada pelo diretor geral do IFAM Campus Parintins, professor Kleber de Britto Souza e equipe da Rede Amazônica, Unidade de Parintins.

Diante da quantidade de lixo retirada da pra, o diretor Kleber de Britto faz um pedido aos usuários que vão em busca de lazer no local. "Você que vai a praia nesses fins de semana, Levem sacolas e recolha o lixo que você produzir, pois o ambiente e a natureza bem como as futuras gerações agradecem sua contribuição".

O diretor agradeceu aos alunos do Curso de Meio Ambiente que aceitaram o convite em contribuir na ação e tiveram na prática as orientações do professor e Engenheiro Florestal, Kildery Serrão. Agradeceu também  todas e todos os envolvidos na ação e em especial ao proprietário da Fazenda onde a praia está localizada, o médico veterinário, Osório Koga e seus familiares que acolheu a todos.

O senhor Osório Koga disse que ação ambiental desenvolvida pelo IFAM CAMPUS Parintins  é importante e atende suas expectativas de alguns anos, pois entende que ao longo dos últimos 20 anos área vem sofrendo com os impactos ambientais como as alterações na biodiversidade e o desaparecimentos de algumas arvores nativas que têm seus troncos queimados pelos banhistas bem como a quantidade de resíduos sólidos descartados de forma imprópria.