Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > Professores apresentarão artigo em evento Internacional

Professores apresentarão artigo em evento Internacional

A apresentação acontece na XIV Conferência Latino-americana de Objetos de Aprendizagem - LACLO 2019

por publicado: 10/09/2019 16h47 última modificação: 10/09/2019 16h47

O artigo intitulado “Gamification of the Fazenda 3D: A playful alternative to learning in the agriculture and livestock technical education” é de autoria dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM/Campus Parintins: Érica Dias, Ilmara Monteverde, David Ramos e alunos de Informática e Agropecuária que obteve aprovação para apresentação e publicação na XIV Conferência Latino-americana de Objetos de Aprendizagem - LACLO 2019, que será realizada dia 30, 31 de Outubro e 01 de Novembro de 2019, na cidade de Los Cabos, México.

Discentes usando a Fazenda 2.0

Com o objetivo de contribuir com a prática de ensino-aprendizagem do aluno técnico em Agropecuária, os professores em regime interdisciplinar entre Agropecuária e Informática, desenvolveram juntamente com grupo de alunos do curso técnico Informática e Agropecuária, A Fazenda (3D) 2.0, é uma versão gamificada da Fazenda 3D (Farm 3D), um software educacional que simula uma propriedade rural que foi desenvolvida usando software livre. O usuário pode navegar no jogo e conhecer suas estruturas e setores. Portanto, este novo projeto Fazenda 3D é uma atualização, agregando animais e atividades para melhorar a interação com os alunos, como missões sobre atividades técnicas da área bovinocultura e perguntas de múltipla escolha no decorrer do jogo estimulam os discentes a recordarem assuntos de aulas teóricas sobre zootecnia geral, bovinocultura e bubalinocultura, sendo que, nessas atividades os alunos recebem pontuações se obtiveram êxito em realizar as atividades.

Fazenda 3D, é um dos primeiros software educativos feito da região do Baixo-Amazonas. O grupo de professores também soma na bagagem de criação, do software ProAves, RanchIF, que gerenciam o conforto térmico dos animais. Ambos os projetos contaram com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas- FAPEAM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ e foram realizados no IFAM/Campus Parintins.O professor de informática David Ramos explica que, “ Essa nova versão é o resultado do feedback dos alunos que utilizaram a primeira versão e os itens que eles mais pediram no questionário de avaliação foram a inserção de animais e diante desta solicitação, adicionamos os animais e alguns elementos de jogos para tornar mais atrativo a fazenda pro aluno”, comenta o professor.

Os professores irão participar da 14ª edição do evento que contará com toda comunidade latino-americana interessada em tópicos relacionados à Objetos de Aprendizagem.