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Software desenvolvido pelos docentes e discentes do IFAM Campus Parintins auxiliam nas aulas de Agropecuária.

Apoio da Fazenda 3D em aula de administração e economia rural para alunos iniciantes do curso técnico em agropecuária é de grande importância.

publicado: 24/02/2017 15h51 última modificação: 24/02/2017 15h51

A fazenda 3D é um software idealizado para facilitar o entendimento de discentes que iniciam o curso técnico em agropecuária e não possuem ideia do que é uma propriedade rural ou como funciona. O Software foi desenvolvido pelos discentes do curso técnico em informática que funciona no Campus Parintins, com a orientação dos Professores David Brito, Mestre em Informática pela Universidade Federal do Amazonas, e Ilmara Monteverde, mestranda em Informática também pela UFAM. O projeto de pesquisa que resultou no software foi apresentado em congressos de informática no Brasil e no Chile.

“Ao adentrarem na instituição, os alunos recebem uma gama de disciplinas para cursar, sendo que boa parte são disciplinas técnicas e a maioria dos estudantes ainda não relaciona a importância dessas disciplinas técnicas para sua formação”, relata a Professora Erika Cristina Dias de Oliveira Brelaz, Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Docente no Campus Parintins desde 2010, que foi co-orientadora do projeto de desenvolvimento do software. “Ao manusearem a Fazenda 3D, os estudantes começam a se sentir como parte integrante de uma propriedade rural, e, como futuros administradores, precisam conhecer os setores de uma propriedade e todos os fatores que podem interferir em uma criação, o que é proporcionado pelo software, levando-os a entender a sua futura responsabilidade em campo”, finaliza a professora Erika Brelaz.

 

Segundo o pedagogo institucional, Leandro Pereira de Oliveira, graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá e Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela FAVENI, a presença das tecnologias nas escolas tem levado as instituições a adotarem novas posturas frente ao processo de ensino e aprendizagem. “Cabe à escola assegurar o acesso aos meios tecnológicos, estimular, dar condições para que os alunos possam se apropriar ativa e criticamente dessas novas tecnologias”, comenta o pedagogo Leandro.

“O uso de tecnologias durante as aulas integra novos saberes à prática educacional, proporcionando ao professor uma maior capacidade crítica de sua ação pedagógica e um leque maior de possibilidades na busca pelo interesse dos alunos pela disciplina”, finaliza Leandro.